O Teatro Municipal Leão de Formosa vai receber nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a partir de 20h30, o 1º ‘Festival Jazz in Blues’ de Patos de Minas. Este evento é comandado pelo reconhecido artista Alex Kundera, músico atuante e bem conhecido nas rodas culturais do Município. Três bandas foram convidadas para subir no palco: Jazzeando (na quarta-feira), Blues Machine (na quinta) e Van Gogh (na sexta). Os ingressos, no valor de R$ 20,00, podem ser adquiridos no CCAA (rua Marechal Floriano, 59), na Senzala Tabacaria (Rua Tenente Bino, 22) ou na portaria do Teatro Municipal (Av. Getúlio Vargas, 78).

A ideia de trazer este festival para Patos de Minas partiu do próprio Kundera. Antes, ele realizou o evento em Guaratinguetá, Lorena (SP) e Mogi das Cruzes. Para o artista, o jazz e o blues são ritmos que reúnem vários estilos em um só. “O blues exerceu grande influência na música popular, e foi através do blues que nasceram o jazz, o rock e a música country. Reviver o blues é como buscar a origem da musicalidade mundial”, disse Alex.

A primeira banda a se apresentar será Jazzeando, que realiza show na quarta-feira. O grupo é composto por Alex Kundera, Diego Pereira, Ivan Rosa, Gustavo Benedetti. Na quinta, se apresenta a banda patense Blues Machine, comandada por Murilo Fonseca, tendo como convidado especial o vocalista e gaitista carioca Marcelo Manes. No último dia de apresentação, será a vez de Van Gogh, quarteto formado por Alex Kundera, Marcelo Manes, Cleanto Braz e Dell Luiz, com a participação da cantora Vanessa Souza.

Para a realização o ‘Festival Jazz in Blues’, Alex Kundera conta com os seguintes parceiros: UNIPAM; Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Conservatório Municipal de Patos de Minas; Design Tubulares, Drogaria Popular, Escola de Música Santa Cecília, Coopatos, Nassan Seguros, Bernardo Escapamentos e Farmácia Nacional Canaan.

SOBRE ALEX KUNDERA

A relação de Alex Kundera com Patos de Minas é familiar, amorosa e cultural. Foi em Patos onde tudo começou. Influenciado pela música regional, desenvolveu estilos variados, no sentido de criar uma identidade musical própria. Na FUCAP, descobriu o universo artístico, com o constante apoio do também músico Anísio Dias. Estudou violão em Belo Horizonte, e guitarra no instituto IGT, ambos cursos liderados por grandes mestres musicais do Brasil. As suas maiores inspirações artísticas são: George Benson, Djavan, Joe Satriani e Baden Powell. No momento, Alex está finalizando a produção de seu primeiro CD instrumental, que tem a participação de renomados músicos do cenário nacional, como Arthur Maia e Thiago Espírito Santo. Na sua programação futura, está incluído a ida a Guaratinguetá para participar do Festival Dilermando Reis, com uma roupagem jazzística do repertório da música popular brasileira.

Fonte: Secretaria de Cultura de Patos de Minas