O Corpo de Bombeiros resgatou nesta quarta-feira (22) um tamanduá-bandeira que estava dentro de um reservatório para irrigação. O animal não conseguia deixar o espaço que está em construção. Ele foi levado seu habitat natural sem ferimentos.

O resgate aconteceu por volta das 8h45. De acordo com a Assessoria de Comunicação do 12º BBM, foi acionado e compareceu à Fazenda Mata Burrinhos, na comunidade de Leal, onde o tamanduá-bandeira havia entrado em um reservatório para acúmulo de água para irrigação.


O animal silvestre se encontrava em situação de risco. Ele não conseguia deixar o local por meios próprios. A guarnição dos bombeiros, com o uso de EPI e equipamentos para captura de animais e uso de técnicas e táticas de resgate em locais de difícil acesso realizou a retirada deste animal do reservatório.

Após a retirada, o animal que estava aparentemente saudável foi liberado e deslocou sentido a uma área de mata de reserva permanente próximo ao local, seu habitat natural.

O tamanduá-bandeira

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) pode medir cerca de 2,20 metros e pesar até 45kg. Ele tem uma cauda grande com pelos grossos e compridos e um focinho longo. Ele usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.

Essa espécie é facilmente reconhecida por sua pelagem característica, que tem uma faixa diagonal preta com bordas brancas, que se estende do peito até a metade do dorso. As patas dianteiras, que têm três garras longas, são mais claras do que as traseiras, que têm cinco garras, mais curtas.

Como se alimenta de formigas e cupins, não possui dentes. Seu olfato é aguçado, já que é a principal ferramenta para localizar suas presas. Quando encontra um formigueiro, o tamanduá-bandeira fica apenas alguns minutos no local, e logo se dirige a outra fonte de comida.