O Tiro de Guerra 04013 de Patos de Minas realizou, na manhã deste sábado (25), a solenidade de conclusão do Serviço Militar e formatura dos Atiradores da Turma de 2023. Os formandos que se destacaram ao longo do ano receberam homenagem. Antes de encerrar o serviço militar, os atiradores fizeram o compromisso público de "defender a Pátria com a própria vida".

Antes de iniciar a cerimônia oficial, o prefeito Luís Eduardo Falcão, diretor do Tiro de Guerra conversou com nossa reportagem e disse que esse é um momento de extrema importância e relevância para os jovens atiradores. O evento foi ainda prestigiado por autoridades das Forças Policiais, do Corpo de Bombeiros, juízes amigos do TG, e teve a participação de autoridades da cidade de Paracatu. O evento foi abrilhantado pela Banda de Música da 10ª Região de Polícia Militar.

Na formatura houve a promoção a Cabo Reservista de 2ª Categoria do Exército, por parte dos monitores concludentes do Curso de Formação de Cabos. Em seguida, ocorreu a entrega solene de Diplomas de Honra ao Mérito pelos familiares e parentes, aos atiradores que fizeram jus a essa prova de distinção. Na sequência, os atiradores fizeram o compromisso público de "defender a Pátria com a própria vida", perante a Bandeira do Brasil, encerrando o juramento com o desfile em continência ao Pavilhão Nacional.

Finalizando a cerimônia, o Sub Ten Carrera Chefe de Instrução discursou aos formandos falando sobre a importância da carreira militar e do quanto eles são importantes para a pátria. Ele conversou com nossa reportagem e disse que os trabalhos no Tiro de Guerra preparam os jovens para vivencias do cotidiano como a camaradagem, o companheirismo, o patriotismo e o civismo. Este ano também marca a despedida do Sargento Celcino. Ele se despediu do Tiro de Guerra e seguirá para Brasília.

A solenidade terminou com flexões e o último comando de "fora de forma".