Além da movimentação intensa de pessoas com baldes e materiais de limpeza, a presença de corujas no Cemitério Municipal de Santa Cruz em Patos de Minas chamou a atenção na manhã desta segunda-feira (01). Segundo funcionários do local, as aves fizeram morada e estão criando filhotes em meio aos túmulos.

Por serem animais de hábitos noturnos, as corujas são classificadas por algumas pessoas como símbolo de azar, morte e bruxaria. Entretanto, as chamadas Corujas Buraqueiras, a espécie mais comum no Brasil, podem ser facilmente encontradas no perímetro urbano e em atividade ao longo dia. Elas também podem ser consideradas símbolo da sabedoria e do conhecimento, como era na Grécia Antiga.

Quem também pode ser encontrado com facilidade no Cemitério de Santa Cruz é o pequeno Josapha José Afonso. Ele trabalhou durante décadas como pedreiro na construção de túmulos. Agora aposentando e com mais de 80 anos, ele se dedica a cuidar dos jazigos que no passado ajudou a construir. Josapha diz que cuida de 25 túmulos.


Aliás, o trabalho de preparação do Cemitério de Santa Cruz para o Dia de Finados gera renda para muita gente. Além do Josapha, pelo menos uma dezena de pessoas trabalha na lavagem dos túmulos. Com baldes, vassouras e outros utensílios, eles oferecem limpeza e restauração de túmulos. O serviço varia de acordo com o tamanho do jazigo, partindo de R$ 20,00.

Depois de um ano fechado, o Cemitério de Santa Cruz voltará a receber visitação amanhã e com expectativa de grande movimentação. Segundo a direção do Cemitério, a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem pelo Cemitério nessa terça-feira (02). Cerca de 39 mil pessoas estão sepultadas no Cemitério de Santa Cruz. Veja como será a programação!