O Brasil é reconhecido internacionalmente por sua adesão ao mercado de eletrônicos. Conheça a pesquisa do Google que revelou que esse mercado é dominado pelo sistema Android e compreenda o papel dos celulares no cotidiano brasileiro durante esta fase de pandemia.

O celular está grandemente presente na vida do brasileiro, sendo que este não dispensa seu uso para encomendar comida ou bens de consumo, para aproveitar uma grande diversidade de jogos de azar em espaços seguros que exploram a atividade como Royal Vegas cassino online , ou simplesmente para estabelecer contato com familiares e amigos ao redor do globo.

Há alguns anos, estudos indicaram que o Brasil era um dos países do mundo que utilizava mais esse tipo de dispositivo eletrônico, tendo chegado nos últimos anos a ter um número de smartphones ativos superior ao número de pessoas que habita seu território.

Os avanços da tecnologia e consequente evolução dos meios digitais e dos dispositivos eletrônicos vêm, de fato, tornando o uso de celulares cada vez mais comum no Brasil. Ainda assim, nem todos os sistemas parecem ter o mesmo impacto em nosso país.

O interesse pelas formas como esse tipo de instrumento é utilizado motivou o Google a realizar uma pesquisa sobre a temática. Conheça alguns dos resultados obtidos.

Pesquisa Google sobre os celulares no Brasil

Numa parceria que reuniu uma das empresas mais poderosas do globo – a Google - e a Bain and Company, foi concretizada uma pesquisa que versava o uso do celular e seu impacto econômico e social no país.

Em conjunto, essas empresas verificaram que haveria um interesse crescente pelo celular, sendo que os smartphones que utilizam sistemas Android tinham uma maior difusão e expressão no Brasil, suplantando a Apple, apesar de sua maior fama. Essa preferência é parcialmente explicada pelos preços praticados pela marca no momento da aquisição dos eletrônicos, assim como pelo desejo de adquirir os modelos mais recentes de celular.

A utilização de Android no Brasil conta com uma porcentagem de aproximadamente 90%, sendo que apenas 10% dos inquiridos utiliza sistemas iOS.

O celular na sociedade e seu impacto na pandemia

O Google também relatou, em sua pesquisa, uma clara prevalência do celular quando comparada com outros dispositivos eletrônicos, incluindo o computador ou o tablet, sendo que muitas pessoas aproveitam ainda esse meio por substituição da televisão. A possibilidade de acesso em qualquer local e a qualquer hora era uma das justificações possíveis para o fenômeno.

A Google conclui também que o modelo do celular, assim como o uso de dados móveis, era frequentemente apresentado como diferenciador de classes, embora isso possa estar se esbatendo à medida que os instrumentos se tornam mais acessíveis para o consumidor comum.

Na pandemia, se estima que 70% dos utilizadores desse tipo de eletrônico tenham gasto mais tempo utilizando seus recursos, incluindo os aplicativos de rede celular, videochamada e bate-papo.
Houve também, durante a pandemia, uma maior busca por soluções de trabalho digitais e por conhecimento através de cursos e formações online.