Todos os anos, a realização da SIPATR – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural é uma ação obrigatória para garantir que funcionários e envolvidos direta ou indiretamente com a empresa possam garantir um trabalho seguro e de qualidade. O objetivo é sempre abordar temais atuais e que possam ter relevância tanto na vida profissional como pessoal de todos os participantes.

Na 13ª SIPATR do Grupo Farroupilha o tema escolhido foi “Coragem para seguir”, abordando a fragilidade da sociedade durante e após o momento de pandemia e a importância do fortalecimento físico, mental e espiritual para dar continuidade à vida. Para abordar o tema pela abordagem clínica, o convidado foi o Dr. Márcio Greco, psicólogo clínico, relatando os principais distúrbios mentais intensificados com o período de pandemia e os melhores caminhos para buscar ajuda e tratamento. Para uma abordagem espiritual e de fé, a convidada foi a Dra. Filó, médica pediatra e palestrante, trazendo a importância da fé, da oração e da espiritualidade para lidar com os momentos de dificuldades e ser grato pelas conquistas e pela vida.

Sempre preocupado com a saúde e segurança dos funcionários, mas também com a solidariedade e o acolhimento da comunidade, o Grupo Farroupilha se uniu à Cemil para uma ação de ajuda ao próximo. Todas as unidades produtivas e administrativas da empresa foram desafiadas a arrecadar o máximo de litros de leite Cemil, que seriam doados à entidades e famílias em situações de risco. Para alcançar um número ainda maior, o Grupo Farroupilha e a Cemil doariam cada uma a mesma quantidade de leite arrecado pelos funcionários.

Ao final da campanha, as unidades conseguiram arrecadar um total de 2670 litros de leite, que somadas às doações do Grupo Farroupilha e da Cemil, fecharam em um total de 8010 litros. Com toda a arrecadação foram ajudadas mais de 30 instituições e famílias, garantindo uma ação efetividade em prol da comunidade e alcançando o objetivo da campanha e da SIPATR.

Para Erika Urban, diretora administrativa do Grupo Farroupilha, “só é possível garantir uma empresa saudável quando temos também a preocupação em manter todos os nossos funcionários saudáveis fisicamente, mentalmente e espiritualmente. A participação do Dr. Márcio Greco e da Dra. Filó demonstraram que a fé e a ciência quando trabalhadas juntas nos dão forças para continuar e seguir em frente.

“A SIPATR é um momento muito importante e esperado pelos funcionários todos os anos. A abordagem desta edição foi muito assertiva para ajudar nossos time de trabalho a se encontrar e encontrar os melhores caminhos para seguir em frente”, aponta Carolina Vasconcelos, coordenadora de Saúde e Segurança do Grupo Farroupilha.

Com a pandemia, a edição 2020 da SIPATR também trabalhou a abordagem solidária, realizando a reforma de creches e escolas nos municípios de São Gonçalo do Abaeté e Buritizeiro, onde a empresa possui unidades administrativas.