Com faixas e cartazes, servidores da saúde fazem manifestação na manhã desta quinta-feira (25) contra a terceirização do Hospital Regional Antônio Dias. A mobilização acontece na rua Major Gote, bem em frente a entrada principal do Hospital. O SindSaúde também anunciou que vai levar o caso à Justiça.

Os servidores reclamam principalmente da forma como o Governo Estado anunciou o processo de terceirização do Hospital Regional, sem conversar com os servidores e nem com a sociedade patense. Além disso, o Governo não respeitou a deliberação do Conselho Estadual da Saúde que se posicionou contrário à terceirização.

Neuza Freitas, diretora executiva do SindSaude de Minas Gerais, participa da mobilização.  Ela disse que já acionou o Ministério Público e que vai acionar à Justiça para barrar o processo de terceirização.  Ela também chamou a atenção para o fato de o edital não exigir nenhuma qualificação da O.S que irá assumir o Hospital.

Funcionária do Hospital Regional Antônio Dias e integrante do Conselho Municipal de Saúde, Águida Helena, acusado o Governo do Estado de mentir para os servidores e para a população. Ela afirma que entregar a administração do hospital para a O.S. por si só não é garantia de melhoria no atendimento. Segundo ela, o Hospital Regional precisa é de mais investimentos para ampliar os serviços prestados aos 33 municípios da região.

O vereador Daniel Amorim também participou da manifestação. Ele disse que é contra a terceirização do Hospital Regional, lembrando que o próprio Rui Muniz pode vencer a licitação e assumir a administração da unidade. Ele disse que vai levar o assunto à Câmara Municipal e propor uma audiência pública para os servidores e a população.

A servidora Águida Helena justificou a aglomeração de pessoas na porta do Hospital Regional, informando que todos são servidores da saúde e já foram vacinados contra a Covid-19.