A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 5ª Delegacia de Polícia Civil de Carmo do Paranaíba, concluiu nesta segunda-feira (16) e remeteu ao judiciário inquérito policial que apurava condutas ilícitas e desvios de patrimônio público na Secretaria Municipal de Obras/Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba.

De acordo com informações da Polícia Civil, as investigações apuravam fatos ocorridos em 2018, contendo o envolvimento de dois agentes públicos e dois particulares, onde, em unidade de esforços e desígnios, concorreram para o desvio de aproximadamente 10 toneladas de areia, de propriedade do executivo municipal, para execução de obras particulares.

Todo o trabalho de inteligência policial conseguiu precisar a autoria individualizada de servidores da prefeitura, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário, colaborando para a destinação ilegal da areia, adquirida fundamentalmente para obras da prefeitura.

Segundo a Autoridade Policial responsável, 3 indivíduos, de 47, 49 e 55 anos, foram indiciados pelo crime de peculato, artigo 312 do Código Penal, com pena de 2 a 12 anos de reclusão, e multa, tendo como vítima imediata a administração pública municipal.  Um dos envolvidos faleceu durante a investigação, culminando na extinção da punibilidade, nos termos do artigo 107, I, do Código Penal.

A Polícia Civil reitera a importância da celeridade nas apurações em crimes desta natureza, combinado com a união de informações entre a sociedade e os órgãos de segurança pública da comarca, com o objetivo em determinar autoria e consequente responsabilização precisa de envolvidos na empreitada criminosa.