Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (29/04), o SIR (Serviço de Inspeção Regional) do CISPAR, recebeu a premiação da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento realizado em Belo Horizonte, teve a presença do governador Romeu Zema, prefeitos das 29 cidades finalistas da competição, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.

Representando o CISPAR, estiveram presentes, o ex-presidente do consórcio, prefeito de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis, o atual presidente, prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida e, o coordenador do Serviço de Inspeção Regional, Pedro Pinheiro. O SIR concorreu com outros quatro consórcios, na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal. A premiação é um reconhecimento aos esforços do CISPAR e dos municípios consorciados, para estruturação do Serviço de Inspeção Regional de Produtos de Origem Animal, que tem auxiliado prefeituras na fiscalização e certificação desses produtos, além de beneficiar a agroindústria regional com a possibilidade de ampliação do seu território de comercialização.

Queijos, carnes, embutidos, mel e outros produtos certificados pelo SIR, podem ser comercializados em todo território de municípios consorciados ao projeto. Com a adesão do CISPAR ao SISBI-POA, concedido pelo Ministério da Agricultura no final do ano passado, a certificação do consórcio passa a ter equivalência do selo federal, permitindo a comercialização dos produtos regionais em nível nacional. Essa conquista representa não só a possibilidade de crescimento para a agroindústria regional, mas também a garantia de segurança alimentar na mesa dos consumidores.

A XI edição do Prêmio recebeu a inscrição de 209 projetos, de 153 municípios. Na fase final, disputaram 32 trabalhos, de 29 cidades. O SIR, foi inscrito pela cidade de Guimarânia, do ex-presidente do Consórcio, prefeito Adílio Alex dos Reis, que foi grande incentivador do projeto na região. Além do CISPAR, ainda foram vencedores da etapa estadual, as cidades de: Divinópolis, na categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste; Conselheiro Pena (Compras Governamentais); Cataguases (Desburocratização); Chapada Gaúcha (Empreendedorismo na Escola); Uberaba (Inovação e Sustentabilidade); Paracatu (Cidade Criativa e Empreendedora) e Couto de Magalhães de Minas (Conceito, Serviços e Gestão Empresarial).

Pedro Pinheiro, coordenador do SIR, explica que nos municípios que não possuem o Serviço de Inspeção Municipal, há uma grande dificuldade por parte dos produtores rurais para certificar seus produtos. O consórcio veio para sanar essa dificuldade da agroindústria e das prefeituras, permitindo a estruturação do serviço de forma compartilhada entre as cidades, diminuindo custos e dando oportunidade de contratar equipe técnica capacitada, que possivelmente seria inviável, sobretudo para os pequenos municípios.

Durante o concurso, o CISPAR recebeu a visita técnica de representantes do Sebrae Minas, que verificaram de perto, as ações implementadas pelo Serviço de Inspeção Regional. Com a conquista da etapa estadual do prêmio, o consórcio agora segue para concorrência na etapa nacional, com projetos de demais estados. A premiação nacional acontece no dia 28 de junho, em Brasília.