Uma senhora de 85 anos está precisando com urgência de uma cirurgia em Patos de Minas. Ela foi internada na UPA há mais de uma semana com fratura no fêmur e bacia. Ela aguarda uma vaga no Hospital Regional. A família não tem condições de pagar pela cirurgia e o caso será encaminhado ao Ministério Público.

Lucélia de Carvalho, amiga da Dona Maria Alves do Nascimento, foi quem entrou em contato com o Patos Hoje nesta segunda-feira (04) e relatou a situação. De acordo com a amiga, Dona Maria sofreu uma queda em casa no domingo (26/09) o que causou a fratura. “O encontro do fêmur com a bacia está moído”, disse.

Os médicos então pediram que ela fizesse a cirurgia com urgência porque o quadro poderia se agravar. “Ela corre um sério risco. A cirurgia fica em torno de R$ 20 mil na rede privada e a família não tem condições financeiras. Estou levando o caso também ao Ministério Público para ser feita alguma coisa”, contou.

Segundo Lucélia, a paciente possui mal de Parkinson e a situação está se agravando ainda mais. Ela também pode sofrer embolia ficando parada na UPA. O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Hospital Regional e recebeu o seguinte posicionamento sobre o caso:

"O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) é prestador de serviços de saúde, sendo referência no atendimento de urgência/emergência de grandes traumas para a Macrorregião Noroeste, que corresponde a 33 municípios, atendendo a uma população de 701.605 habitantes. Esclarecemos que as cirurgias ortopédicas continuam sendo realizadas regularmente, seguindo a programação cirúrgica. Não houve suspensão dos procedimentos ortopédicos programados diante da pandemia.

Além pacientes regulados, a unidade também recebe demandas de urgência e emergência, encaminhadas via SAMU e CBMMG, e que também ocupam os leitos da ortopedia.

Ressaltamos que a busca, regulação e disponibilização de vagas, de acordo com a disponibilidade dos serviços prestados, cabe a Central de Regulação de Leitos."