Os dias se passaram, mas a esperança dos moradores permaneceu e, a história não poderia ser mais emocionante. O senhor João da Rita, na região da Cabeceira da Abelha, em Patos de Minas, foi encontrado no meio do mato. Ele havia sido visto pela última vez no início da tarde de domingo (03). Bastante debilitado, ele foi carregado nas costas pelos moradores.

O carinho dos moradores pelo Senhor João da Rita pode ter sido o principal motivo pela localização. Apesar de morar sozinho na localidade de “Ferra Grande”, a cerca de 50 quilômetros da cidade, os moradores sempre faziam questão de estar próximos. Desta vez, ele acabou não aparecendo após voltar de um almoço no domingo (03).

Sentindo sua falta, os moradores iniciaram as buscas e chegaram a localizar o arreio e o cavalo dele no início da tarde desta quarta, em meio à pastagem. O Corpo de Bombeiros foi acionado e seguiu para o local com drones para reforçar o trabalho. Mas a resposta positiva veio antes. João da Rita foi localizado bastante debilitado por volta das 16h00.

Moradores que o encontraram disseram que ele caiu do cavalo, e não conseguiu retornar. Apesar da queda, ele não apresentava ferimentos, no entanto, estava bastante debilitado, com a voz bastante enfraquecida. Ele pode ter ficado 3 dias sem se alimentar e sem se hidratar. Os moradores o carregaram nas costas para buscar um atendimento médico.

De acordo com a Ascom do 12º BBM, a equipe do Corpo de Bombeiros foi para o local a fim de auxiliar nas buscas inclusive com o uso de drone capaz de realizar varredura rápida em locais de difícil acesso. Durante o deslocamento dos Bombeiros, o homem foi localizado pelos voluntários próximo a uma grota, ele estava consciente porém bastante debilitado e confuso.

Os próprios voluntários iniciaram a remoção dele, repassando o mesmo para a equipe de Bombeiros que realizaram o atendimento e condução do Senhor até o atendimento hospitalar em Patos de Minas.