O drone tem sido grande aliado dos produtores rurais por meio do mapeamento agrícola e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES capacitou mais uma turma para operar o equipamento, desta vez por meio da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de João Pinheiro. Os participantes foram colaboradores da Bevap, uma das mais importantes usinas do país para a produção de açúcar e etanol e cogeração de energia elétrica, localizada no município do noroeste do estado.

De acordo com o instrutor do curso de Drone do SENAR, Cássio Coury Caixeta, o equipamento permite identificar problemas nas lavouras com mais rapidez e segurança. “O benefício é muito grande para a empresa e para o colaborador. A empresa vai melhorar em todos os aspectos e o colaborador vai alcançar novos mercados, novas oportunidades. O operador de drone em empresas agrícolas é uma nova profissão e não se forma nisso em faculdade, é no SENAR”.

Kênnio da Silva, auxiliar técnico de qualidade agrícola da Bevap, diz ter se surpreendido com a qualidade do curso. “Superou minhas expectativas. O material didático é excelente e o instrutor mostrou domínio prático e teórico do assunto, tornando o aprendizado mais fácil. Vai me ajudar no levantamento de falhas e plantas daninhas, entre outras questões que podem ser levantadas após o processamento das imagens”.

“Dentro do possível, estamos treinando o máximo de colaboradores nossos. Os cursos do SENAR tem teoria e prática, o que ajuda muito a eles compreenderem melhor o conteúdo e colocarem em prática aquilo que aprenderam. Só temos que agradecer pela parceria”, comentou a analista de RH da Bevap, Viviane Fantini.