No período de 20 a 24 de junho, o Programa Municipal de Saúde Bucal em parceria com a Liga Acadêmica de Diagnóstico Estomatológico (Odontologia do Unipam) e Rotary Clube Guaratinga, realiza a Semana de Prevenção ao Câncer. Diversas ações serão realizadas para conscientizar a população e para promover o diagnóstico precoce da doença.

Segundo dados do INCA, o câncer de boca tem aumentado no Brasil. Para 2022, são estimados 15,2 mil novos casos, sendo 11,2 mil homens e 4,01 mil mulheres. O órgão aponta que essa é a quinta neoplasia maligna mais frequente em homens e o diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir um tratamento eficiente.

A Prefeitura de Patos de Minas quer contribuir para que mais diagnósticos precoces da doença sejam feitos na população para isso e, para isso, realiza a Semana de Prevenção e Detecção do Câncer Bucal (Junho Laranja). De 20 a 24 de junho, as USFs desenvolverão ações de educação sobre o tema, também avaliando pacientes que apresentem lesões na cavidade oral para, se necessário, encaminhar ao tratamento adequado.

O Dia D será no sábado (25 de junho), das 8h às 12h. O Centro Clínico Odontológico do Unipam estará aberto para receber os pacientes encaminhados para a realização de exames para detecção do câncer bucal.