As comemorações da Semana da Consciência Negra têm proporcionado momentos de pura arte, lazer e, principalmente, de conscientização. Nessa terça-feira (21), a programação foi bastante extensa em Patos de Minas. Teve homenagens, dança, literatura, exposição de arte e a eleição do Mister e Miss Beleza Negra 2023.

O concurso foi coordenado pelo professor Rogério Wenderson. Sete candidatos se inscreveram para participar da seleção: Júlia, Karem, Márcia, Vitória, Edson e Victor. Os jurados foram chamados para participar da escolha e, após avaliar simpatia, desenvoltura e postura, elegeram Vitória Ferreira como a Miss Beleza Negra Quilombola e Edson Júnior como Mister Beleza Negra Quilombola 2023.


A programação tem sequência até o próximo domingo (26), com oficinas, rodas de conversa, exposição, shows e várias outras atividades. No domingo, a partir das 8h acontecem a missão na Igreja do Rosário,  procissão com ternos de congado e Moçambique e, às 16h, na Praça Irmão Sol, acontece a coroação de Nossa Senhora do Rosário.

As comemorações da Semana da Consciência Negra são realizadas como forma de acabar com o preconceito e de conscientizar a sociedade sobre a importância de se alcançar igualdade de direitos para todos.