Retomando o ciclo de encontros e capacitações presenciais, a AMAPAR, em parceria com o UNIPAM, realizou na manhã desta quarta-feira (10), o Encontro das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social do Alto Paranaíba. Como tema central do evento, os problemas sociais trazidos pela Covid-19 e os desafios do setor, em um cenário pós-pandemia. O evento realizado no Salão do Júri do Unipam, foi aberto pelo prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão e pelo presidente da AMAPAR, César Caetano de Almeida. Entre secretários municipais e técnicos, estiveram presentes, representantes de dezessete municípios da microrregião.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Patos de Minas destacou a importância da aproximação entre as secretarias municipais, como forma de trocar experiências e buscar melhores resultados em políticas públicas na área social, em nível regional. “Essa troca de experiências é valiosíssima, nossos municípios não podem se tornar ilhas. Toda essa região que concentra 25% do PIB do agronegócio, que tem toda essa pujança em prestação de serviços e no ensino de qualidade, se tornou o que se tornou, por atuar e entender que as potencialidades são da região toda”, comentou. Falcão ainda reforçou a necessidade de se promover, através da AMAPAR, novos encontros regionais atendendo as diversas outras áreas da administração pública.

Em seguida o presidente da AMAPAR, prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida lembrou as consequências da pandemia com o fechamento de empresas, de postos de trabalho e o emprobrecimento da população. “Como nós podemos, enquanto ente estatal, dar a mão a o cidadão desvalido? Nós temos uma realidade de empobrecimento grave e precisamos discutir o que fazer”. Para o prefeito, mais que discutir programas de ajuda emergencial, é necessário criar mecanismos e buscar parcerias para elaboração de programas de promoção humana, de educação e capacitação profissional, para que o cidadão seja atendido de forma digna e integral.

O evento seguiu com a apresentação dos palestrantes convidados, dentre eles, o reitor do Unipam, professor Henrique Carivaldo, que explanou sobre as transformações a aprendizados trazidos pela pandemia. Ele destacou ainda resiliências dos servidores públicos e dos diversos setores, como a educação, que encararam os novos desafios, se adaptaram às mudanças e às novas forma de ensino e de atendimento à população. A segunda apresentação foi ministrada pelo Professor Alexandre Santos (IPRAS), que ministrou o tema, “SUAS: Gestão e cuidado, do usuário ao servidor”.

Encerrando as apresentações, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Patos de Minas, Jorgiane de Sousa explanou sobre as demandas regionais do setor. Com base nas discussões e demandas levantadas durante o encontro, as secretarias continuam trabalhando em um planejamento e estruturação de uma política de desenvolvimento social em nível regional, que possa não só atender de forma emergencial famílias em situação vulnerabilidade social, mas também desenvolver programas, implementar parcerias com o terceiro setor para o desenvolvimento da capacitação profissional, reinserção no mercado de trabalho, dentre outras ações de promoção humana.

O próximo grande evento coordenado pela AMAPAR será a realização da Conferência Regional de Educação, onde gestores da pasta discutirão políticas públicas para o setor em nível regional. O trabalho conjunto, corresponderá à etapa municipal, que antecede as conferências estadual e municipal. Esses fóruns representam um espaço aberto e articulado entre poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação nacional.