Os secretários municipais, Virgílio Borges e Nelson Nogueira, foram convidados a participarem da reunião.

O Aeroporto Municipal de Patos de Minas pode ser transformado em Aeroporto Regional. A obra é um investimento do Governo Federal que selecionou a cidade para receber os recursos que giram em torno de R$58 milhões. Os secretários municipais, Virgílio Borges e Nelson Nogueira, foram convidados pelo Presidente da Câmara Municipal, Francisco Frechiani, para explicarem como está o andamento do processo.

De acordo com o Secretário de Planejamento Virgílio Borges, a ampliação do aeroporto faz parte um projeto do Governo Federal que contemplou 270 cidades no país. Técnicos já realizaram estudos no aeroporto para a realização do projeto. Áreas vizinhas poderão ser desapropriadas para a execução da obra que não tem data para começar, mas que está recebendo o apoio de toda a população.

Uma questão que teve que ser observada foi a questão dos 6 hangares existentes no aeroporto. De acordo com a diretora de trânsito e transporte, Lucimar Souto, há a permissão de uso para particulares e caso não possa ser feita uma readequação no projeto, o município deverá indenizar os usuários. Ela e o Prefeito Municipal estiveram em Brasília e foram até a Secretaria de Aviação Civil para solucionarem o impasse.

Lucimar disse que o comprimento da pista do aeroporto municipal é suficiente para receber as novas aeronaves, sendo que seria necessário um alargamento da pista de 30 para 45 metros. Os vereadores destacaram a importância do projeto que vai contribuir com o desenvolvimento da cidade que tem uma demanda cada dia mais crescente de transporte aéreo. A modernização também pode atrair novas empresas para a cidade.

A implementação do aeroporto regional ainda está em início e muita coisa deve ser feita. Virgílio explicou que deve ser feito o estudo de impacto ambiental e contou que não há previsão para início das obras. Os vereadores também questionaram a necessidade de ampliação do setor de embarque e desembarque que deve ser contemplado na regionalização do aeroporto. Os vereadores esperam que a obra não sofra interferências negativas como no caso da UFU.

Autor: Farley Rocha