Até essa terça-feira (18), Minas Gerais já havia aplicado mais de 36 milhões de doses. Segundo dados do Vacinômetro, 92% dos mineiros tomaram a primeira dose e 86% da população com 12 anos ou mais já tomou a segunda dose. A cobertura vacinal relacionada à dose de reforço está em cerca de 22%.

Em relação aos óbitos, no dia 7/4/21, em meio ao auge da pandemia, quando foram notificadas 508 mortes por covid à Secretaria de Estado de Saúde, a cobertura vacinal da população mineira para primeira e segunda dose ou dose única era, respectivamente, 13,6% e 4%, de acordo com dados do OpendataSUS. Atualmente, com o avanço da vacinação, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias está em torno de 6.

Fábio Baccheretti destacou que a cobertura alcançada no estado impacta positivamente nos indicadores. “Em meados de dezembro de 2021, percebe-se nitidamente a queda do número de mortes na população elegível para ser vacinada, à medida que a cobertura avançou para próximo dos 90% de D1 e 75% de D2. Dessa forma, podemos dizer que a vacinação mudou de forma segura a pandemia no estado e tivemos uma redução considerável na ocorrência de óbitos por covid”, explica.


Caderneta de Vacinação em dia

Fábio Baccheretti reiterou que as pessoas que estejam com a 2ª dose ou, ainda, a dose de reforço em atraso se dirijam até a unidade de saúde para completar o esquema de vacinação. “A vacina contra covid é comprovadamente segura e eficaz. E reforçamos junto à população que o esquema vacinal completo, considerando também a dose de reforço, é necessário para garantir a proteção adequada contra a doença”, afirma Fábio Baccheretti.

Marina Fonseca, de 29 anos e moradora da cidade de Contagem, contraiu covid em dezembro de 2020, época em que as vacinas contra a doença ainda não estavam disponíveis no país. Depois de passar pelo estresse de estar contaminada pelo vírus, seja pela preocupação sobre como seu organismo reagiria à covid ou pelo medo de transmitir para outras pessoas, Marina Fonseca destaca que a vacina foi um alívio. “Sabe aquela sensação de respirar no interior? O cheirinho de terra molhada? A vacina foi isso, um respiro de esperança que nos possibilitou estar perto de quem amamos, com mais segurança”, afirma Marina.

Vacinação infantil

Desde a última sexta-feira (14/01), Minas Gerais já conta com doses destinadas a crianças entre 5 e 10 anos, a serem disponibilizadas de acordo com os grupos prioritários indicados pelo MS.

“O Estado sempre vai recomendar a vacinação, já que está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas”, reforça o secretário de Estado de Saúde.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde