O último compromisso do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em Patos de Minas foi uma reunião com os prefeitos da cidades que fazem parte da Microrregião do Alto Paranaíba - AMAPAR. Ele falou sobre a situação da pandemia da Covid-19 na região, da possibilidade de criação de novos leitos e da capacidade de financiamento do tratamento dos pacientes pelo Estado.

O secretário voltou a falar sobre a importância das prefeituras estarem alinhadas no combate a Covid-19 e elogiou a decisão dos prefeitos da região de atuarem em conjunto. Ele elogiou o trabalho de abertura de novos leitos na cidade, mas destacou que as medidas de distanciamento social são essenciais para conter o avanço do vírus.

Segundo o secretário de estado da saúde, embora o número de leitos de UTI e clínicos, tenha praticamente dobrado desde o início da pandemia da Covid-19 em Minas, hoje é praticamente impossível abrir novos leitos no Estado por causa da dificuldade em encontrar profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros. Além das medidas restritivas adotadas pelas Prefeituras, o secretário fez um apelo à população para que colabore.

Carlos Eduardo Amaral também falou sobre a capacidade do estado de transferir pacientes para outras regiões, por meio terrestre ou aéreo (caso seja necessário), do risco de uma nova variante do Coronavírus estar circulando pela região e também da transformação do Hospital Regional em Organização Social – OS.

O presidente da Amapar e prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano, falou sobre o reforço do centro de referência da região que é a cidade de Patos de Minas, com a criação de mais leitos, mas ressaltou que os recursos são suficientes apenas para mais três meses. Esse é o tempo que os gestores têm para frear o avanço do vírus na região.