Como parte da rodada de entrevista dos 100 dias da nova administração municipal, a Secretária Municipal de Educação de Patos de Minas, Sônia Maria da Silveira, concedeu entrevista nesta quinta-feira (15). Ela destacou a importância do uso da tecnologia na educação e disse que, por enquanto, não há previsão de retorno às aulas presenciais. A intenção é de que os tablets que serão adquiridos pela administração cheguem a cada aluno do município até agosto.
De acordo com Sônia, existe a proposta de informatizar as escolas que já vinham recebendo computadores e também disponibilizar kits multimídia. A internet nas escolas também será ampliada, passando para 300 mega de velocidade. Este avanço seria para desenvolvimento das aulas remotas através dos aplicativos google meet ou pelo classroom. Atualmente, os aplicativos já vêm sendo utilizados, mas os Cadernos de Atividades têm sido o mais possível.
Como já havia sido informado pelo Patos Hoje, todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Patos de Minas receberão tablets para estudarem. Segundo a secretária, tudo está em fase de licitação, mas a intenção é de que tudo esteja pronto já em agosto. Patos de Minas tem 5500 alunos no perímetro urbano e 900 estudantes no meio rural. Cada um deles receberá um equipamento para poderem acompanhar as aulas.
Sônia destacou que a aquisição está sendo feita com recursos próprios da educação. “A pandemia mostrou todos os problemas, mas apresentou também que a tecnologia deve fazer parte da educação”, ressaltou. A secretária também enfatizou que a família é imprescindível neste momento e que os professores e direção das escolas continuam mantendo o vínculo com a escola através dos grupos de whatsapp e oferecendo todo o apoio. Ela pediu que os pais mantenham os filhos com a mesma rotina escolar, como se fosse aula presencial. “Todos estão envolvidos. Todos são responsáveis”, explicou.
A contratação dos professores que vinha sendo cobrada há algum tempo está acontecendo. Ela informou que os profissionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental já foram contratados e que os outros contratos vão acontecer nos próximos dias. Com relação à possiblidade de retorno às aulas presenciais, ela informou que não há projeção nesse momento. “A realidade de agora é muito diferente do que houve no ano passado. Todos querem as escolas abertas, mas nesse momento não é possível”, disse.
O Patos Hoje também conversou com o Prefeito Luís Eduardo Falcão nessa quarta-feira (14) para saber a respeito dos kits de merenda escolar. Ele explicou que o processo também está em andamento e que os alimentos serão distribuídos para as famílias. “Está em fase de organização. Nós já vamos operacionalizar isso nos próximos dias. Estão sendo montados. É nossa obrigação na verdade. Como não está acontecendo as aulas, não havendo a merenda, isso vai chegar na casa das famílias”, dias.
Comentário mais curtido:
Agosto?
Caraca! Se os tablets serão entregues em Agosto, quer dizer que as aulas não voltam tão cedo! Cadê os que gostam de viajar e trazer esse vírus para cá? Desapareceram agora!
João de Deus
08/08/2021 19:33Queria saber; quando vão destribuir esses tablets ?? Tenho três filhos precisando estudar
Alguém
16/04/2021 13:37Resposta a Bia Continuando,cabe as autoridades (as que compõe a prefeitura) lutar pelo melhoramento e inclusão de todos nos bons projetos,até porque todos os alunos são cidadãos da mesma cidade,não tem sentido lecionar de formas diferentes,e os representantes do povo colocados na prefeitura estão lá pra exatamente cuidar para que haja investimentos em pró da população,e de garantir educação para todos e não em benefícios de alguns cidadãos.Porque todas as familias pagam impostos,e para não haver essas diferenças esse tipo de projeto deveria ser trabalhado junto com o estado para garantir a inclusão de todos os alunos patenses
Alguém
16/04/2021 13:24Em resposta ao comentário da Bia,eu sei que a responsabilidade da escola municipal é do municipio,aí é onde está errado,todas as escolas de uma cidade deveriam ser de responsabilidade da prefeitura,claro tendo fiscalização do emprego do dinheiro investido em cada escola,e assim as oportunidades de aprendizado seriam mais parecidas para todos,porque depende muito dos professores tbm para serem iguais,acho errado dividir dentro da cidade a desigualdade.Porque é asim,não adianta tentar tapar o sol com peneira,a verdade tá estampada pra todos verem,se os meios de ensino não mudarem....os próprios jovens nunca se formarão pensando em evoluir em pró de si e dos outros,porque educação de crianças e de jovens é dada através de exemplos vividos e reconhecidos na própria sociedade.Divisao enfraque
Duvida
16/04/2021 11:28E o que tao fazendo com o dinheiro da merenda dos alunos? Sendo que falaram que ia dar cesta para as familias carentes dos alunos
João
16/04/2021 12:33"O Patos Hoje também conversou com o Prefeito Luís Eduardo Falcão nessa quarta-feira (14) para saber a respeito dos kits de merenda escolar. Ele explicou que o processo também está em andamento e que os alimentos serão distribuídos para as famílias. “Está em fase de organização. Nós já vamos operacionalizar isso nos próximos dias. Estão sendo montados. É nossa obrigação na verdade. Como não está acontecendo as aulas, não havendo a merenda, isso vai chegar na casa das famílias”, dias."
Amador Investigation
15/04/2021 22:15credo 6 milhoes gastos ? Quanto saiu cada aparelho porque se sao 6.400 alunos no minimo cada tablet deve ter sido R$ 920 ~ 950
Alguém
15/04/2021 21:47Alguém me explica porque os alunos são tratados com desigualdade? Não importa se é municipal ou estadual,todos os alunos são alunos e pronto,devem ser tratados com igualdade,da mesma forma que nós os pais pagamos impostos com igualdade.
Bia
16/04/2021 07:41Ela responde pelo município. Se vc quer igualdade entre municipal e estadual vá cobrar do estado que faça a mesma coisa.
Carla
15/04/2021 21:29A idéia de fornecer suporte aos estudantes é muito boa,porém não é justo os alunos da rede estadual ficarem de fora,vão beneficiar os alunos municipais sendo que os impostos são pagos igualmente por todos os cidadãos, estão dando mau exemplo na formação das crianças, dos adolescentes e até para os adultos, deveriam EDUCAR OS POLÍTICOS para aprenderem a tratarem os alunos de forma justa e com igualdade entre todos,com esses exemplos que vcs dão ao povo,o Brasil nunca vai pra frente,porque se nem os que foram escolhidos para ordenar os bens do povo trata o próximo com igualdade e justiça, como vão cobrar do próprio povo mais respeito com o próximo?
Bia
16/04/2021 07:40Carla, ela é secretária municipal e por isso responde pelo município. Sobre as escolas estaduais cabe ao governo estadual resolver isso.
Agosto?
15/04/2021 19:27Caraca! Se os tablets serão entregues em Agosto, quer dizer que as aulas não voltam tão cedo! Cadê os que gostam de viajar e trazer esse vírus para cá? Desapareceram agora!
Pajé
15/04/2021 18:52Quero saber o relato da Agricultura, o que fez em 100 dias? Cabidou o quanto teve jeito, tem mais "cacique do que índio"...