A Secretária Municipal de Educação, Sônia Silveira, e a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, concederam entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (28) para apresentar detalhes sobre a proposta de retomada das aulas presenciais em Patos de Minas. A data do retorno, anteriormente prevista para o mês de junho, foi prorrogada para 1º de agosto.

Em princípio, a volta às aulas será apenas para as escolas do ensino fundamental. Na há previsão para a reabertura das escolas de educação infantil (creches). Segundo a secretária municipal de educação, Sônia Silveira, todos os preparativos estão sendo realizados para que a volta às aulas ocorra com total segurança. Ela falou sobre as melhorias nas redes elétrica e de internet das escolas, contratação de professores, distribuição dos kits alimentação para os alunos e compra de tabletes.

A secretária explicou ainda que, para que as escolas possam funcionar com toda segurança, alguns regras terão que ser seguidas. As aulas serão ministradas de forma híbrida, permitindo que parte dos alunos participem de casa e a outra parte em sala de aula. Protocolos também deverão ser seguidos no transporte escolar, com veículos trafegando com número reduzido de passageiros. Sônia disse que a prorrogação da data de retorno da volta às aulas é para garantir mais segurança a todos.

A secretária municipal de saúde, Ana Carolina, informou que, com a prorrogação do prazo de volta às aulas,  a expectativa é de que o município consiga vacinar os professores com pelo menos uma dose antes do retorno. Segundo ela, a vacinação das pessoas com comorbidades acima de 18 anos deverá ser concluída até o próximo mês, iniciando na sequência a vacinação dos professores contra a Covid-19.

Ana Carolina explicou que não há ainda um protocolo para a vacinação dos professores, mas a expectativa é de que seja por idade. Além dos educadores, haverá vacinas também para outros profissionais que atuam no setor, como os demais funcionários das escolas e também os profissionais do transporte escolar.

Os vereadores membros da comissão de educação da Câmara, os professores Beth e Daniel e o cabo Batista se mostraram aliviados com a decisão da Prefeitura de prorrogar a volta às aulas.