A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria da Silveira, concedeu entrevista nesta terça-feira (30) e falou sobre o trabalho que espera desempenhar à frente da SEMED de Patos de Minas. Ela destacou o momento complicado de pandemia e a elaboração de projetos para possibilitar o ensino por meio digital.

Primeiramente, a nova secretária que comandará a educação municipal nos próximos anos explicou que sua escolha aconteceu através do processo seletivo realizado ainda no final do ano passado. De acordo com Sônia, foram feitas entrevista e análise de currículo, para saber se era o perfil que atendia a administração municipal.

Sônia está à frente da Semed há apenas 4 dias, por isso ainda não se ambientou com todos os procedimentos e trabalha para entender a rede que possui 15 Escolas Municipais e 7 Centros Municipais de Educação Infantil. A contratação de professores já começou e deve ser finalizada ainda no início de abril. Ela contou que está há 20 anos na área da educação, tendo trabalhado em escola estadual e particular, tanto como analista pedagógica na Superintendência Regional de Ensino e também como coordenadora.

A Secretária contou que estuda projetos para equipar as escolas e deixá-las aptas para o ensino remoto, visto que o cenário atual exige muito cuidado. “As escolas estão recebendo computadores”, disse. No entanto, ela alertou que apenas pais possuem celular e isso deve ser pensado para oferecer um ensino de qualidade.

Neste cenário de pandemia, a educadora destacou que o maior bem do ser humano é a vida, a saúde e, a educação é o segundo bem de maior valor e que precisa também ser cuidado. Ela destacou que os Cadernos de Atividades estão sendo confeccionados e disponibilizados para os alunos, havendo a continuidade da aprendizagem. “Já será entregue o 3º Caderno de Atividades", informou. Ela pediu a parceria dos pais nesse momento difícil.

Para ela, o maior desafio nesse início de gestão é conhecer todo o processo da Rede Municipal que é a maior Secretaria do Município de Patos de Minas. Ela ressaltou que está disposta a aprender, destacando os profissionais muito comprometidos com a educação e que não mede esforços para atender pais, professores e alunos. "Estamos de portas fechadas, mas fazendo o atendimento com toda a segurança", informou. Ela concluiu dizendo que é uma pessoa que respira educação e que irá fazer o seu melhor.