A SEMED- Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas- realizou nesta quinta-feira (27) a reunião com os diretores, coordenadores e supervisores escolares para preparar o início das aulas nas escolas municipais. Haverá novidades para alunos e professores. Os cuidados com a pandemia estão mantidos para evitar a propagação da Covid-19 no ambiente escolar.

A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria da Silveira, explicou que a volta às aulas presenciais será cercada de cuidados para evitar a propagação da Covid-19, com entradas e recreios escalonados, distanciamento, higienização com álcool em gel e uso de máscara obrigatório. “Temos que ter muito cuidado nas relações”, destacou.


Haverá também muitas novidades. Os tablets já foram adquiridos e o processo agora é para fazer a formação dos servidores pelo Google For Education e reconhecimento dos alunos da rede municipal. “A tecnologia será uma rotina nas escolas e vai avançar com o Google Classroom e novas metodologias para atender o aluno que está chegando”, destacou.

Com relação aos tablets, os equipamentos conterão vários aplicativos e o professor será capacitado para trabalhar com eles. Nesse mês de fevereiro, os alunos e servidores serão cadastrados com email institucional. Assim que esse processo de reconhecimento for finalizado, os tablets serão colocados nas mãos dos alunos.

Os kits escolares também serão distribuídos para os estudantes neste ano de 2022. A secretária informou que isso deve acontecer no meio do mês de fevereiro ou final do mês. Segundo a titular da pasta, o Prefeito Falcão decidiu incluir novos itens à lista de materiais para contribuir ainda mais com o estudo dos alunos da rede municipal. “Os estudantes vão gostar”, disse.


O Prefeito Falcão também participou da reunião. Ele falou sobre o cenário ruim da nova onda de coronavírus, mas garantiu benefícios que estão chegando para a educação. As escolas estão sendo reformadas “na medida do possível”, há a construção de 4 Centros Municipais de Educação e há plano também para valorização remuneratória dos professores.