A Secretária Municipal de Educação, Sônia Silveira, explicou nesta segunda-feira (07) o que vem sendo feito para preencher as vagas necessárias para funcionamento normal dos Centros Municipais de Educação-CMEIs- de Patos de Minas. Serão criados cargos de auxiliar de sala, uma vez que não houve estagiários interessados nas vagas. Também serão criados mais cargos de professor de apoio para atender toda a demanda.

Ela iniciou informando que o mês de fevereiro foi um mês atípico, uma vez que houve a necessidade de se fazer uma adaptação do horário dos Centros Municipais de Educação por falta de servidores. Segundo a Secretária, foram feitas cerca de 4 chamadas para preencher as vagas de estagiárias, já que as turmas não podem funcionar apenas com a educadora, e houve muito poucos interessados. “Estamos precisando de 108 estagiários para trabalhar nos CMEIs”, disse.

Diante dessa falta, a Prefeitura Municipal irá aprovar um projeto para criação do cargo de auxiliar de sala. A partir da aprovação, a Prefeitura fará a contratação dos profissionais. A expectativa é de que isso ocorra em 20 dias. No entanto, ela salientou que algumas turmas já estão funcionando em período integral. Ela pediu a compreensão dos pais, destacando que endente a importância do funcionamento dos CMEIs para as famílias.

Outra falta é com relação aos professores de apoio, ou seja, os profissionais que auxiliam os estudantes com laudo médico e que necessitam de um atendimento especial. Sônia explicou que houve um aumento muito grande nesta demanda e a Prefeitura possuía apenas 30 cargos. Por isso, um projeto de lei também será enviado para a Câmara para a criação de 100 cargos de professor de apoio. Ela também pediu a compreensão dos pais.