
Situações não planejadas e momentos de crise servem, muitas vezes, para que as pessoas sejam capazes de se readaptar e de se reinventar. Para a educação em Patos de Minas, o atual cenário, que se configurou face às ações de enfrentamento ao coronavírus, representa justamente oportunidade de inovação. Diante disso, a Semed lançou, nessa segunda-feira (13), o Portal Educação, uma página da internet cujo objetivo é oferecer conteúdo educacional de qualidade para a comunidade escolar, atendendo alunos e profissionais da área (o conteúdo do portal pode ser acessado por meio do endereço eletrônico educacao.patosdeminas.mg.gov.br ).
A criação da plataforma digital visa manter o vínculo entre estudantes e escola, oferecendo uma série de oportunidades de aprendizado, desde atividades, desafios, sugestões de filmes até livros literários em formato digital. Também há um espaço especial destinado aos profissionais da educação no qual serão disponibilizados textos para estudo, livros e indicação de sites para realização de cursos de aperfeiçoamento profissional. A página traz seções como Mão na Massa, Sala de Leitura e Conecta Professor em que alunos e educadores podem consultar materiais especialmente selecionados e elaborados para eles.
O menu Mão na Massa, por exemplo, é destinado a todo o público da rede municipal de ensino, desde os pequeninos (atendidos pelos centros de educação infantil) até os adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. Nele, alunos e pais encontram sugestões de atividades organizadas de acordo com cada etapa e ano de escolaridade. Essa seção traz conteúdo para educação infantil (nos segmentos creche e pré-escola) e ensino fundamental, dividido desde o primeiro até o nono ano. A secretária de Educação de Patos de Minas, Fabiana Ferreira dos Santos, explica que “as atividades, a princípio, não são obrigatórias, no entanto é importante que os pais estabeleçam uma rotina de estudos para que crianças e adolescentes mantenham-se conectados ao universo escolar”.
A responsável pela pasta acrescenta que o portal é um legado da atual gestão para a população patense. “O momento de crise nos leva a construir novas práticas e prova que é possível inovar e fazer da tecnologia uma aliada no processo de ensino-aprendizagem". A secretária ainda ressalta: "A página é criada agora para auxiliar em um contexto sem precedentes, contudo, depois que vencermos a pandemia do coronavírus, nosso site continuará sendo um instrumento de aprendizado e de comunicação entre a Semed e a comunidade".
Educação para todos- Além do Portal EducAção, a Semed está em contato direto com órgãos e entidades educacionais do estado para proporcionar a todos os alunos da rede municipal de ensino a oportunidade de se manterem ativos durante o período em que as aulas estiverem suspensas.
É importante ressaltar que, até o momento, a suspensão das aulas configurou-se como antecipação do recesso escolar de julho. A partir do encerramento desse período, novas orientações serão repassadas aos pais. De qualquer forma, o portal de educação da rede municipal de ensino torna-se, além de opção didática para manter os alunos conectados ao universo pedagógico, o veículo oficial de comunicação entre a Semed e a comunidade escolar.
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Comentário mais curtido:
Mãe de aluna
A pagina do portal Educação não está carregando, não é possível acessar.
alice Borges jansen
02/11/2020 09:38mt Bom
Zeca
02/11/2020 09:34O senhor prefeito, libera as escolas e creches, o nível de contaminação tá baixo em Patos, libera as creches, para os pais que comprovar que trabalha, agora mãe que cuida de casa e só homem trabalha, não precisa de creche não senhor prefeito, vai diminuir até dispesas, da oportunidade para família que o pai e mãe trabalha.
Ham??
02/11/2020 09:34Funcionar que é bom nada, o portal não carrega nem com reza braba!
Clênio
02/11/2020 09:34O futuro será de aulas online e provas presentes, mais seguro para todos, e com maior economia.
[email protected]
02/11/2020 09:34P Aluno..sei q na verda e a mamãe ou papai por trás ai das redes ver um pai ou MÃE dizer q ta maluco só por causa e não manda seu filho a escola kkk doido p fica livre dos filhos engraçado quem tem a obrigação pelo seu filho e vc papai e mamãe mesmo e a Tecnologia existe a Anos já esta Passando da Jora de todos os alunos ter o acmpanhamento de seus pais e ter aulas a Distancia..Deus e de Ajuda todos Educadores a se atualizar e coloca isso em Pratica já.
Aluna.
02/11/2020 09:34Não estou conseguindo entrar! Já faz horas que estou tentando e mesmo assim não entra, já coloquei “ www “ já tirei “ . “ e mesmo assim o site permanece indisponível, dizendo estar “ sobrecarregado “
Escola
02/11/2020 09:34Engraçado por que tudo que o governo faz ,faz pela metade, anuncia q o aluno vai ter acesso ao sair,o sait não abre,não sei qual é mais errado nesse história se é o governo,se é a secretária de educação, ou quem está anunciando a matéria...cansada disso......
Em casa
02/11/2020 09:34Desde ontem estou tentando,mas não abre
Aluno
02/11/2020 09:34Tô ficando maluco já, doido pras aula voltar logo sdds da escola viu
Zé ninguém
02/11/2020 09:34Essa página não quer abrir devam está comedo dó corona vírus Ha kkkkk
Mae
02/11/2020 09:34REALMENTE DEVE ESTAR COM PROBLEMAS POIS NÃO CONSEGUI ENTRAR TAMBÉM.
M
02/11/2020 09:34Também tentei não carregou
Rafa
02/11/2020 09:34Consegui carregar. O endereço não tem www
Mãe de aluna
02/11/2020 09:34A pagina do portal Educação não está carregando, não é possível acessar.