O cadastramento escolar para a educação infantil nos CMEIs e escolas da rede municipal de ensino de Patos de Minas começou no início de agosto. O cadastro este ano vai até o dia 31 de agosto, devendo ser feito pelo endereço eletrônico cadastramento.patosdeminas.mg.gov.br . Deverão ser inscritas apenas crianças que frequentarão a creche (de seis meses a três anos) e a pré-escola (quatro e cinco anos).

O cadastro fornecerá à Secretaria Municipal de Educação informações que possibilitarão planejar o atendimento escolar e a proposta de organização para 2023. Com base nos dados obtidos, na capacidade física das escolas municipais e dos CMEIs e na análise do fluxo escolar, serão formuladas estratégias capazes de compatibilizar demanda e oferta de vagas de modo a oferecer atendimento com maior qualidade.

De acordo com a Instrução nº 04/2022 da Semed, deverão ser inscritas no Cadastro Escolar:

-para o berçário: crianças nascidas de 1º de abril a 1º de agosto de 2022;

-para o maternal (I, II e II): crianças de um a três anos completos até 31 de março de 2023;

-para o 1º período: crianças com quatro anos completos ou a completar até 31 de março de 2023;

-para o 2º período: crianças com cinco anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que não estejam matriculadas no 1º período ou que estão em escolas particulares e pleiteiam vagas na rede municipal de ensino.

Também deverá ser feito cadastro de crianças que estavam matriculadas em escolas particulares ou em instituições públicas de outros municípios até 10 de outubro de 2018 e que mantiveram continuidade de estudos de 2019 a 2022. Nesse caso específico, a criança deverá ter cinco anos completos ou a completar até 30 de junho de 2023 e estar pleiteando vaga no 2º período.

O cadastramento é a primeira etapa para acesso à pré-escola na rede municipal de ensino, ou seja, as matrículas serão efetuadas a partir das listas de crianças cadastradas. Por isso é importante que pais ou responsáveis estejam atentos e não percam o período de inscrição. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3822-9131 (das 7h às 18h).

Meio rural – O cadastramento on-line será realizado apenas para as instituições do meio urbano. Crianças que moram em fazendas ou comunidades rurais serão cadastradas manualmente na própria escola da localidade onde residem.

No entanto, a Semed chama atenção para localidades que não são consideradas de meio rural, nas quais o cadastramento deverá ser realizado de forma eletrônica.

Errata: O Cadastramento não estava apresentando baixa adesão, como dissemos antes. O alerta é para os pais não deixarem para a última hora! Pedimos desculpas pelo erro!


Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas