Foi realizada, na noite desta quinta-feira (31), a segunda Pré-Conferência Municipal de Saúde Mental em Patos de Minas. O evento aconteceu na sede da APAE e contou com a presença de autoridades do município. Houve palestras e debates acerca da saúde mental dentre outras questões. O evento antecede a Conferência Municipal de Saúde que acontecerá dia 07 de abril no Unipam.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Gomes, a Pré-Conferência é uma reunião com toda a população e profissionais de saúde com objetivo de estudar os eixos e tirar propostas para a melhoria dos serviços do segmento em Patos de Minas. Fátima explicou que são muitos desafios a serem superados e é necessário falar sobre a saúde mental em todos os lugares.


Uma das palestrantes foi a Psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Josélia Coimbra. Ela falou a respeito da importância da família e do acolhimento principalmente nos casos de tratamentos com crianças. Segundo ela, 90% das ações que a criança apresenta, são reflexos do que ela vive no ambiente familiar. “Na maioria das vezes a criança reflete aquilo que ela vive no núcleo da família”, disse ela. Josélia explicou que, na sociedade em que vivemos hoje, não é mais aceitável o espancamento dos filhos. “Nós adultos erramos muito, e isso não dá o direito de ninguém nos agredir, quanto mais crianças, que ainda estão em fase de aprendizagem e demandam muita atenção”.


Outra palestrante foi a Psicóloga Regina Cardoso. Ela falou sobre a percepção da saúde mental das pessoas com deficiência além do apoio a essas pessoas por meio do SUS. Ela reforçou o apoio da família, uma vez que eles também precisam de apoio. “Nós precisamos montar uma rede de apoio porque quase sempre a responsável é a mãe. E nós também precisamos conversar para ampliar os cuidados uma vez que a pessoa com deficiência geralmente é escondida dentro do seio familiar”, disse Regina.


A reunião contou com autoridades do município, servidores municipais e também de pessoas da sociedade. A Conferência Municipal de Saúde acontece no próximo dia 07 no Unipam.