Foi realizada, na noite desta quinta-feira (31), a segunda Pré-Conferência Municipal de Saúde Mental em Patos de Minas. O evento aconteceu na sede da APAE e contou com a presença de autoridades do município. Houve palestras e debates acerca da saúde mental dentre outras questões. O evento antecede a Conferência Municipal de Saúde que acontecerá dia 07 de abril no Unipam.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Gomes, a Pré-Conferência é uma reunião com toda a população e profissionais de saúde com objetivo de estudar os eixos e tirar propostas para a melhoria dos serviços do segmento em Patos de Minas. Fátima explicou que são muitos desafios a serem superados e é necessário falar sobre a saúde mental em todos os lugares.
Uma das palestrantes foi a Psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Josélia Coimbra. Ela falou a respeito da importância da família e do acolhimento principalmente nos casos de tratamentos com crianças. Segundo ela, 90% das ações que a criança apresenta, são reflexos do que ela vive no ambiente familiar. “Na maioria das vezes a criança reflete aquilo que ela vive no núcleo da família”, disse ela. Josélia explicou que, na sociedade em que vivemos hoje, não é mais aceitável o espancamento dos filhos. “Nós adultos erramos muito, e isso não dá o direito de ninguém nos agredir, quanto mais crianças, que ainda estão em fase de aprendizagem e demandam muita atenção”.
Outra palestrante foi a Psicóloga Regina Cardoso. Ela falou sobre a percepção da saúde mental das pessoas com deficiência além do apoio a essas pessoas por meio do SUS. Ela reforçou o apoio da família, uma vez que eles também precisam de apoio. “Nós precisamos montar uma rede de apoio porque quase sempre a responsável é a mãe. E nós também precisamos conversar para ampliar os cuidados uma vez que a pessoa com deficiência geralmente é escondida dentro do seio familiar”, disse Regina.
A reunião contou com autoridades do município, servidores municipais e também de pessoas da sociedade. A Conferência Municipal de Saúde acontece no próximo dia 07 no Unipam.
orienta
01/04/2022 11:20A conferência é o local onde a comunidade expõe suas ideias, a gestão dá explicações e onde a população toma conhecimento dos serviços ofertados pelo munícipio e tem condições de implementá-los. Mas onde está a população nessa hora? respondo pra vocês, a grande maioria em casa, assistindo tv. Reclamam que é uma beleza, mas na hora de aprender como funciona e dar a contribuição se omitem, obvio reclamar e ficar no lugar de vitima é bem mais confortável.
Amigo Oculto
01/04/2022 07:20Aproveitando que estamos aqui falando de saúde, eatamos precisando resolver a questão da poluição que a fábrica do Quiabo está trazendo pra cidade. Até parece que na casa da gente tem vaca morta. E não venham me dizer que é a subestação da Copasa, porque não é. O odor é de couro podre sendo queimado.
Jacinto
31/03/2022 19:06Só para encher linguiça, todos nós sabemos que não funciona esses trabalhos aqui, só tem incompetente e cabide de emprego.
Talita
31/03/2022 15:01Excelente iniciativa. Que mais eventos abordando saúde mental, saúde da mulher, saúde da criança ocorram em Patos!
AJP
31/03/2022 14:31É muito bla-bla-bla e pouco resultado prático.
Madame Satã
31/03/2022 14:09A falta de comentários representa a boa saúde mental da grande parcela da sociedade patense bonita, recatada e do lar. No masculino: bonitos, pra casar e hétero-tops.
Dondoca Santa
31/03/2022 14:10Deus o livre!