O trabalho para salvar um paciente no Centro de Patos de Minas na tarde desta quinta-feira (11) causou uma grande comoção. O homem de 46 anos teria passado mal quando trafegava em um veículo com a esposa. Os profissionais da Unidade de Suporte Avançado do SAMU tentaram por 50 minutos a reanimação, mas ele acabou não resistindo.

O fato aconteceu na Rua José de Santana, quase esquina com a Avenida Getúlio Vargas. Ele seguia pela via quando indicou para a esposa que estava se sentindo mal. Eles conseguiram estacionar a pick up em frente a uma loja de roupas e o SAMU foi acionado para tentar socorrê-lo. A Polícia Militar também foi até o local e interditou o trânsito para ser feito o trabalho.

De acordo com o SAMU, o paciente foi abordado caído ao solo já com 10 minutos de parada cardiorrespiratória. Ele então foi colocado na maca e levado para dentro da ambulância. A partir daí, os profissionais se revezaram por cerca de 50 minutos nas manobras para tentar reanimá-lo. Do lado de fora, na rua e na calçada, uma corrente de oração se formou com familiares e pessoas que passavam pelo Centro.

Mas o paciente acabou não reagindo ao trabalho, sem retorno da circulação espontânea, e veio a óbito por volta das 14h30. O Patos Hoje conversou com o médico do SAMU que explicou o processo realizado para salvar a vida do paciente. O profissional informou que o paciente foi abordado já em parada cardiorrespiratória, provavelmente por um infarto.

O médico destacou que preferiu não levá-lo para uma unidade hospitalar porque a ambulância usada no socorro é uma UTI Móvel, a mais equipada do SAMU, dispondo de todos os recursos necessários para atender o paciente. O médico também explicou que, para saber realmente a causa do “infarto” é preciso fazer uma análise. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal para ser constatada a causa da morte.

Eduardo dos Santos Ferreira será velado na Funerária Bom Pastor a partir das 21h30 desta quinta-feira (11). O sepultamento está marcado para acontecer no Cemitério Parque da Esperança, às 10h desta sexta-feira (12).