Além de uma excelente área de lazer para os patenses e visitantes, o Parque Municipal do Mocambo também têm a função de deixar a cidade mais agradável. As diversas lagoas que existem no local contribuem para deixar o clima mais agradável. É por isso que o esvaziamento das represas chamou a atenção dos frequentadores do Parque. Mas isso tem explicação.

Além da contribuição com o clima, as lagoas espalhadas pelos 18,7 hectares do Parque do Mocambo ainda têm outra função. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas – Ivanildo Alves, elas funcionam como represas de contenção e devem ficar mais vazias para reter a água das chuvas.

Desde o bairro Jardim Esperança, toda a água das chuvas desce em direção ao Parque do Mocambo e as lagoas funcionando como represas de contenção evitam que essa água chegue de uma vez ao Córrego do Monjolo, o que poderia provocar inundações ao longo da avenida Fátima Porto.

Por tanto, manter as represas com apenas uma lâmina de água de 20 a 30 centímetros, apenas para a sobrevivência dos peixes, é estratégico nesta época de chuvas, explica Ivanildo.