O aterro sanitário de Patos de Minas fica a alguns quilômetros distante do perímetro urbano, entretanto, é possível encontrar ambiente semelhante ao do aterro logo depois de passar pela Ponte do Rio Paranaíba. Nossa reportagem esteve em dois locais e registrou imagens de verdadeiros lixões. São partes de móveis, colchões, garrafas entre outros lixos. Além disso, a mal cheiro e a quantidade de bichos impressiona. O que chama mais ainda a atenção, é que nos dois locais há containers para descarte de lixo.

Nas imagens registradas por nossa reportagem é possível observar que os locais, embora recebam uma grande quantidade de veículos todos os dias, estão praticamente abandonados. Na rotatória de acesso ao aterro sanitário foi possível encontrar garrafas, vários materiais queimados, guarda-roupas entre outros materiais. Até animais mortos foram descartados no local.

Outro ponto bastante crítico é a rotatória de acesso à estrada da serrinha. Lá nós encontramos garrafas, colchão, tubos de televisão, mais animais mortos e muitos bichos. Recentemente, a prefeitura Municipal divulgou os canais para solicitar oi serviço de cata-treco. Mas nesse caso, os lixos estão em solo do município. Nós entramos em contato com a prefeitura que nos emitiu a seguinte nota:

- existem containers instalados nesses locais para comportar o lixo até que a coleta seja realizada pelo caminhão;

- as equipes da Secretaria de Obras Públicas/Conserbras recolhem regularmente o lixo jogado incorretamente nas vias. Não é possível colocar fiscais para "vigiar" essas áreas 24 horas por dia;

- são recorrentes as ações da prefeitura no sentido de conscientizar a comunidade quanto a essa questão. Os transtornos causados por esse mau hábito continuam por insistência da população em jogar o lixo no chão.