A reunião foi realizada na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira.

Uma reunião foi realizada na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (29) em Patos de Minas. A pauta foi o credenciamento de 10 leitos de UTI no Hospital São Lucas. A novela ganhou mais um capítulo durante a reunião. O município exige uma documentação específica para repassar o dinheiro referente aos leitos de UTI e o hospital, por sua vez, ressalta que a única coisa que falta para o funcionamento das unidades, são os pacientes.

A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de vereadores, representantes do Hospital São Lucas e também do município como o procurador-geral Jadir Souto e o Secretário de Saúde Carlos Resende. De acordo com o Administrador do Hospital São Lucas, Rafael Rodrigues, os 10 leitos de UTI estão prontos esperando apenas os pacientes para ocupá-los. Rafael contou ainda que uma documentação exigida pela prefeitura ficará pronta ainda essa semana.

É que, para que o município repasse alguma verba para o hospital, é necessário que o CNPJ da unidade hospitalar seja trocado devido à mudança de administração que antes era da Funam do empresário Ruy Muniz.

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Resende, disse que assim que a administração do Hospital São Lucas apresentar todas as documentações necessárias que são exigidas por lei, que o município não medirá esforços para habilitar os 10 leitos de UTI no hospital. “Em um primeiro momento, o secretário disse que o município enviou para o Ministério da Saúde, um documento pedindo que 10 leitos tradicionais, já existentes, fossem utilizados apenas para Covid-19, mas o Ministério da Saúde não aprovou” disse ele.

Carlos aproveitou para dizer que nesta próxima quinta-feira (02) há uma visita agendada em Patos de Minas do presidente da Fhemig, mantenedora do Hospital Regional, e também do Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral.

O vereador presidente da comissão de saúde, Isaías Martins, disse que a Câmara Municipal está fiscalizando essa situação e também os gastos que o município está tendo em relação à Covid-19. Na reunião, o secretário disse que o valor gasto até o momento foi de R$5.246,385,41. Segundo o Vereador Isaías Martins, o diálogo não estava sendo efetivo entre o município e o hospital, então foi preciso agendar essa reunião para que fossem levantadas soluções para o problema do credenciamento dos leitos de UTI.

O vereador ainda disse que o dinheiro que está entrando nos cofres públicos e que está sendo gasto com a Covid-19 está sendo monitorado pela comissão de saúde e que a prestação de contas está sendo efetiva; Ele reiterou mais uma vez que o credenciamento de novos leitos de UTI não dependem dos vereadores, mas sim de autoridades da esfera estadual e federal.