A Secretaria Municipal de Educação-Semed- se reuniu nesta sexta-feira (29) para tratar sobre os procedimentos para a volta às presenciais obrigatórias nas Escolas e Centros Municipais de Patos de Minas. O uso do uniforme será flexibilizado e o material escolar será apenas o suficiente para o término do ano letivo. Também foram alinhados protocolos sanitários que continuarão sendo exigidos no ambiente escolar.

A reunião aconteceu no antigo Salão do Júri do Antigo Fórum, sede da Semed. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria da Silveira, a reunião teve por objetivo tratar sobre como receber todos os estudantes, já que agora é obrigatório 100% das aulas presenciais. Ela destacou que os cuidados e protocolos continuam. “É momento de alinhar o cuidado, o zelo com os alunos e as famílias”, destacou.

Sônia ressaltou que os protocolos continuam como entrada e saídas alternadas, com distanciamento, alternâncias nos recreios e uso de máscara obrigatório. A higienização das mãos com álcool em gel também continua. Segundo ela, apesar de os casos terem diminuído, os protocolos no ambiente escolar estão mantidos e devem ser cumpridos por todos. Tudo isso foi discutido na reunião para que os diretores possam organizar as escolas.


Com relação ao uso do uniforme, ela explicou que, como o ano está terminando e o uniforme antigo já não serve nos estudantes, ficou definido que as instituições não serão muito rígidas em sua exigência, tendo uma maior compreensão no vestuário dos estudantes. No entanto, o uso de roupas extravagantes continua sendo proibido. Já o material escolar, o aluno precisará mesmo só daquilo que já vinha utilizando para fazer o Caderno de Atividades, não sendo repassada uma lista extra de materiais para a compra.

As aulas presenciais começam a ser obrigatórias na rede municipal e na rede estadual na próxima quarta-feira (03). No entanto, algumas escolas do município começarão com a obrigatoriedade apenas na segunda-feira (08). Isso vai acontecer para que elas tenham tempo para se adequarem internamente.