A Administração Municipal está investindo quase R$ 400 mil na restauração do antigo Cruzeiro, instalado na Praça Dom Eduardo, no centro de Patos de Minas. Além de necessárias, por causa do desgaste causado pela ação do tempo, as obras vão garantir a preservação de um elemento histórico importante para o município.

Alessander Freitas, diretor de memória e patrimônio cultural, destacou que o Cruzeiro da Praça Dom Eduardo é um dos últimos resquícios da antiga igrejinha de Santo Antônio. Segundo ele, além do Cruzeiro, só restou o altar mor que foi restaurado em 2021 e foi levado para a Igreja da Comunidade de Ponto Chic.


Além disso, o Cruzeiro introduzido na Praça Dom Eduardo, em altar aberto, na década de 50, representa o marco zero da cidade de Patos de Minas. Foi li que os primeiros habitantes se instalaram para dar origem ao município.

Todo o espaço é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. As peças de madeira que formam o Cruzeiro foram recuperadas. O altar aberto também está sendo recuperado e revitalizado com a instalação de um novo piso e escadaria. A obra está em fase de acabamento e deverá ser concluída até o próximo mês.