A Companhia de Saneamento de Minas Gerais, COPASA, vai mesmo começar a cobrar a Tarifa de Esgoto no mês de março. A tentativa da prefeita Béia Savassi de renegociar o contrato assinado no final do ano passado não surtiu efeito.

Acompanhada do deputado Elmiro Nascimento, a prefeita Béia Savassi foi até a sede da COPASA em Belo Horizonte tentar mudar o contrato para a prestação dos serviços de captação e tratamento de esgoto. A intenção era fazer com que a Companhia adiasse o início da cobrança da Tarifa de Esgoto e adotasse uma área verde na cidade para cuidar.

Mas a tentativa foi em vão. Os diretores da COPASA informaram que o contrato assinado pelo Governador Aécio Neves e pelo então prefeito Antônio do Valle é irreversível, até por que o município já recebeu parte do dinheiro.

O contrato prevê que a COPASA faça o serviço de coleta e tratamento de esgoto. A coleta inicia no mês de março e a população já vai começar a pagar a tarifa no valor de 40% da tarifa de água. Assim, quem paga R$ 50,00 de água vai pagar mais R$ 20,00 pelo esgoto.

A nova cobrança será sentida pela população nos talões que serão pagos no mês de abril.