A CPI responsável por apurar irregularidades em leilão feito pela administração municipal apresentou o relatório final à Câmara Municipal.
Atualizada às 11h30 de sexta-feira (09-05-2014)
A Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI- responsável por apurar supostas irregularidades em um leilão realizado pela administração municipal de Varjão de Minas concluiu e apresentou o relatório final à Câmara Municipal nesta semana. Os vereadores responsáveis pela apuração entenderam que o prefeito municipal agiu com “clandestinidade” ao leiloar um veículo.
A CPI foi formada após denúncia feita na Câmara Municipal de Varjão de Minas no dia 04 de fevereiro deste ano. Após colher todas as provas, os cinco vereadores responsáveis pela CPI, no dia 30 de abril, concluíram unanimemente que houve várias irregularidades no leilão que a administração municipal realizou no dia 12 de novembro de 2013.

Segundo o documento, ficou comprovado que o “Prefeito Municipal Walter Pereira Filho declarou o veículo Sprinter placa HMG-8217 imbuído por interesses diversos daqueles observados pela boa administração, já que houvera autorizado gastos superiores a R$ 45.000,00 antes de aliená-la por cerca de R$ 22.400,00 com traços de clandestinidade, já que se quer manteve o veículo no pátio juntamente com os demais veículos no dia do leilão.”

O relatório final foi apresentado na Câmara Municipal para votação em plenário, mas foi retirado pelo vereador Daniel Domingos. O documento deve ser reapresentado nesta sexta-feira (09) quando vence o prazo para a análise do parlamentar. Cada vereador poderá retirar o documento apenas uma vez. Se aprovado por pelo menos seis votos, ou 2/3 dos vereadores, o processo continua.

O próximo passo, então, será o envio do relatório para o Ministério Público para as demais providências. Em seguida, será aberta uma Comissão Processante na Câmara Municipal para que seja decidido se o Prefeito Municipal Walter Pereira Filho perderá o mandato. A situação na Câmara Municipal não é nada favorável ao prefeito. Formada por nove vereadores, sete já se mostraram favoráveis à cassação.

Entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Varjão de Minas,  e a Assessoria Jurídica do Prefeito Municipal Walter Pereira Filho informou que ele está tranquilo quanto às acusações. Segundo o assessor, o veículo citado na denúncia não teria sido vendido.

Autor: Farley Rocha