A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai passar os próximos dias analisando a proposta de reajuste dos salários dos servidores públicos estaduais apresentada pelo governador Romeu Zema. Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da ALMG, deputado estadual Dr. Hely, explicou como será o andamento da proposta nas comissões até chegar ao plenário para a votação dos deputados.

O reajuste dos salários dos servidores públicos estaduais tem sido alvo de protestos. O governador Romeu Zema oferece reajuste de 10,06% para todos os servidores, mas a proposta não agrada a todos. Os servidores da segurança pública querem que o governador cumpra acordo feito em 2019 e cobram reajuste de 24% referentes às perdas inflacionárias. Os servidores da educação entraram em greve e cobram o cumprimento do piso.


Segundo o deputado Dr. Hely, os parlamentares vão analisar o Projeto de Lei apresentado pelo Governo do Estado e poderão propor emendas para melhorar a proposta. O deputado lembrou que existe um prazo para a aprovação do projeto, mas prevê que a votação no plenário deve acontecer somente na próxima semana.