Ten Primo com Múcio Bolivar.

A música sertaneja raiz, genuinamente patense, ganhou voz na capital mineira. As duplas sertanejas Rio Preto e Riachinho e Zé Tropeiro e Vilar foram convidadas pelo locutor Múcio Bolivar para participarem da programação da Rádio Inconfidência. A apresentação aconteceu no dia 04 de julho, no Programa Trem Caipira.

Zé Tropeiro e Vilar estão na estrada há 15 anos. A dupla preserva o estilo sertanejo raiz. Canções como “Aonde o Pagode Nasceu” e “Brasil Verde e Amarelo” foram finalistas nas duas edições do Festival “Patos e Viola” realizado pelo Memorial do Milho. A dupla tem quatro CDs gravados e são legítimos representantes da cultura musical patense.

Já a dupla Rio Preto e Riachinho surgiu em 2001, aqui mesmo da cidade de Patos de Minas, em uma Conferência Internacional do Rotary, meio que por acaso. Os dois músicos foram convidados para apresentar o Hino Nacional na viola. O radialista Zé Marreiro gostou da apresentação e convidou o Tenente Primo e o Vicente para se apresentarem. O nome da dupla também foi por acaso, Rio Preto e Riachinho, em referência às riquezas naturais da região.

Com a canção “O Jardim do Criador”, a dupla Rio Preto e Riachinho conquistou o segundo lugar no Festival Patos e Viola do ano passado. No Programa Trem Caipira da Rádio Inconfidência, Rio Preto e Riachinho mostraram outras canções que também retratam a cultura regional, como a mais nova composição da dupla “Escola Matuta”.

Zé Tropeiro e Vilar também se mostraram honrados com o convite e mostraram na capital mineira um pouco da riqueza da música que é produzida na região. Além disso, as duplas fazem o papel de embaixadores da cultura patense. CDs de outros artistas de Patos de Minas e da região foram levados para a capital mineira.

A apresentação aconteceu no horário de 4h às 6h do dia 04 de julho com transmissão ao vivo para todo o Estado. A Rádio Clube AM esteve em cadeia com a Radio Inconfidência nesse horário.  A apresentação também pôde ser acompanhada pela internet, no endereço eletrônico www.inconfidencia.mg.gov.br .

Autor: Maurício Rocha