Roberta Rodrigues, Rainha Nacional do Milho 2012.

A cerimônia de seleção aconteceu no início da semana, no auditório do Memorial do Milho, no Parque de Exposições. Trinta belas estudantes do município se inscreveram para a seleção que escolheu quinze para participarem da Escola de Rainhas. Após o curso, apenas três candidatas disputarão o concurso que elegerá a Rainha Nacional do Milho 2013.

A Comissão Organizadora teve trabalho para fazer a seleção. Belas garotas se destacaram nos quesitos de postura e elegância, beleza e simpatia, comunicação e interesse. Algumas se inscreveram de forma independente e outras como representantes das escolas de Patos de Minas. Carolina Macedo Carvalho (Colégio Marista) e Lorena Ferreira Santos (E. E. Antônio Dias Maciel) foram as duas candidatas pré-selecionadas que decidiram se candidatar por conta própria.

Representando as escolas ou instituições da cidade foram escolhidas: Michele Cristina Batista de Oliveira (E. E. Agrotécnica); Daniela Brito Santos e Paula Roberta Mundim Silva, (E. E. Dona Guiomar de Melo); Michele Micael Rocha, (E. E. Elza Carneiro Franco); Jéssica Aparecida Vieira (Escola Normal); Amanda Braga Reis (E. E. Marcolino de Barros); Ana Paula Fonseca Menezes e Gabrielle Mara Silva do Carmo, (Colégio Tiradentes); Beatriz Caixeta Magalhães, Camila Beltrão de Oliveira, Lidiane Ferreira Barbosa, Lorena Gonçalves Queiroz e Maria Paula Oliveira Galvão do Prado (Unipam).

As pré-candidatas terão agora aulas temáticas na Escola de Rainhas que foi idealizado no ano passado para contribuir com a formação das candidatas. O curso acontecerá no período de 26/3 a 10/4, em dias e horários alternados, nos períodos da tarde e da noite, sendo até três temas por dia.

Dezesseis instrutores voluntários se colocaram à disposição para ministrar palestras como: moral e ética; comportamento e etiqueta social; passarela e postura; democracia e cidadania; a Fenamilho; história do Memorial do Milho; agronegócio e sustentabilidade a história de Patos de Minas e entre outros.

A aula inaugural contará com a participação do vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Adelson da Costa Lima, representando o presidente. A atual Rainha Nacional do Milho, Roberta Rodrigues, também vai falar um pouco sobre como ser a rainha.

Perfil das candidatas pré-selecionadas por ordem alfabética:

Ø  Amanda Braga Reis – Representa a E. E. Marcolino de Barros; tem 16 anos e reside no Bairro Cristo Redentor. Tem como ideais alcançar seus objetivos, formar-se e tornar-se uma grande Engenheira Civil. Motivo de inscrever-se: “é um sonho poder representar nossa querida Patos de Minas, divulgar a nossa cultura e o orgulho que tenho de ser patense”.

Ø  Ana Paula Fonseca Menezes – Representa o Colégio Tiradentes; tem 16 anos e reside no Bairro Nova Floresta. Tem seus ideais pautados na educação e nos valores ensinados pelos seus pais e se prepara para ingressar no curso de Medicina. Motivo de inscrever-se: “o sonho de participar nasceu quando ainda era pequena e cresceu comigo; hoje me sinto preparada para representar a mulher patense com carisma, elegância, garra, disponibilidade e amor”.

Ø  Beatriz Caixeta Magalhães – Representa o Unipam; tem 18 anos e reside no Bairro Jardim Recanto. Tem como ideais fazer a diferença para as pessoas, de forma positiva e semear valores que vivencia. Motivo de inscrever-se: “realização de um desejo pessoal; ter a possibilidade de representar minha cidade”.

Ø  Camila Beltrão de Oliveira – Representa o Unipam; tem 17 anos e reside no Bairro Padre Eustáquio. Tem como ideais buscar dar sempre o melhor de si, aprender coisas novas, encarar desafios e se superar. Motivo de inscrever-se: “é um sonho que tenho desde pequena; assistia ao desfile na Avenida Getúlio Vargas com os olhos cheios d’água e falava para minha mãe: um dia quero ser candidata”.

Ø  Carolina Macedo Carvalho – Estuda no Colégio Marista e participa em caráter independente; tem 17 anos e reside no Centro. Tem como ideais alcançar o máximo do seu potencial nos vários aspectos que caracterizam o ser humano e, por isso, dedica-se aos estudos e às artes. Motivo de inscrever-se: “considero uma experiência enriquecedora e a ideia de representar Patos de Minas nacionalmente me orgulha muito, pois adoro minha cidade e acredito que a Fenamilho é a melhor festa de caráter regional do país”.

Ø  Daniela Brito Santos – Representa a E. E. Dona Guiomar de Melo; tem 17 anos e reside no Bairro Bela Vista. Tem como ideais se formar profissionalmente em Jornalismo, que é a sua grande paixão e conquistar sua independência. Motivo de inscrever-se: “sempre me preocupei em ser bem recebida e em recepcionar bem as pessoas; sempre fui apaixonada pela Fenamilho, uma grande riqueza e que enche de orgulho cada um de nós, patenses”.

Ø  Gabrielle Mara Silva do Carmo – Representa o Colégio Tiradentes; tem 16 anos e reside no Bairro Sebastião Amorim. Tem como ideais ingressar na faculdade, realizando o sonho de ser advogada e continuar sempre dando o seu melhor. Motivo de inscrever-se: “foi realizar meu sonho de infância que, mesmo com o passar dos anos, nunca se desfez; quando descobri o papel da Rainha, de representar com simpatia e beleza todas as mulheres patenses, apaixonei-me ainda mais por essa honra”.

Ø  Jéssica Aparecida Vieira – Representa a Escola Normal; tem 17 anos e reside no Bairro Boa Vista. Tem como ideais estar sempre obtendo mais conhecimento, em busca da excelência, cumprir sempre com os seus objetivos. Motivo de inscrever-se: “um sonho que quero realizar, pois acho que tenho força de vontade e potencial para isso; somente a tentativa nos possibilita a conquista”.

Ø  Lidiane Ferreira Barbosa – Representa o Unipam; tem 17 anos e reside no Bairro Morada do Sol. Tem como ideais cursar a faculdade de Educação Física, se formar com êxito e realizar o sonho de ter a sua própria academia; dar sempre o melhor de si para a vida pessoal e profissional. Motivo de inscrever-se: “é o meu sonho desde criança; será um orgulho representar a cidade onde nasci e a qual tenho satisfação em prestigiar, dando o meu melhor para realizar esse sonho e conquistar os patenses”.

Ø  Lorena Ferreira Santos – Estuda na E. E. Antônio Dias Maciel e participa em caráter independente; tem 16 anos e reside no Bairro Céu Azul. Tem como ideais cursar Medicina Veterinária, sonho que alimenta desde criança e pelo qual irá lutar, por mais difícil que seja; acredita que, quando se é humilde, se vai a qualquer lugar. Motivo de inscrever-se: “pelos incentivos de amigos e familiares, que me dizem ter postura para isso; resolvi tentar por mim e por eles e ver o que Deus me reserva”.

Ø  Lorena Gonçalves Queiroz – Representa o Unipam; tem 17 anos e reside no Bairro Rosário. Tem como ideais viajar e conhecer novos lugares, novas culturas e, principalmente, novas pessoas; pretende graduar-se em Psicologia, obtendo formação intelectual e reconhecimento social. Motivo de inscrever-se: “foram muitos, mas sem dúvida o primeiro deles foi acreditar em mim, em minha beleza e simpatia; a candidata precisa ser mais do que bela, conquistar o público, levar a Patos de Minas um exemplo de cidadã e de mulher”.

Ø  Maria Paula Oliveira Galvão do Prado – Representa o Unipam; tem 19 anos e reside no Centro. Tem como ideais conhecer o mundo e suas culturas, novas pessoas e ter novas experiências; ser uma Engenheira Ambiental bem sucedida, ajudando a implantar o desenvolvimento sustentável em todas as empresas. Motivo de inscrever-se: é um sonho de infância; assistia aos belíssimos concursos de Miss Brasil, aos 5 anos, e me encantava; ser eleita a Rainha Nacional do Milho é, antes de tudo, uma grande responsabilidade, com a missão de representar nossa Patos de Minas”.

Ø  Michele Cristina Batista de Oliveira – Representa a E. E. Agrotécnica; tem 16 anos e reside no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Tem como ideais fazer o curso de Agronomia e se tornar uma profissional renomada, se casar e formar uma família. Motivo de inscrever-se: “primeiramente, foi a vontade que sempre tive de representar minha cidade e, também, a força recebida de amigos, familiares e o apoio da minha Escola”.

Ø  Michele Micael Rocha – Representa a E. E. Elza Carneiro Franco; tem 18 anos e reside no Bairro Novo Sorriso. Tem como ideais graduar-se em Enfermagem e ser candidata a Rainha Nacional do Milho, representando a cidade de Patos de Minas. Motivo de inscrever-se: “o convite da minha Escola, que acreditou no meu potencial para representa-la, e a vontade de representar o povo patense por meio de uma festa tão grandiosa e tradicional”.

Ø  Paula Roberta Mundim Silva – Representa a E. E. Dona Guiomar de Melo; tem 18 anos e reside no Bairro Sol Nascente. Tem como ideais especializar-se na área de Administração de Empresas e alcançar destaque onde estiver desempenhando suas funções, fazendo a cada dia o seu melhor. Motivo de inscrever-se: “um sonho, que venho buscando desde criança, poder representar minha cidade; o desejo de ser eleita candidata e Rainha nunca parou de crescer, sendo o maior estímulo para não desistir”.

Autor: Farley Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas