Mãe e filho foram “libertados” da extorsão de uma quadrilha neste sábado (02). Os dois vinham sendo obrigados a entregar para os acusados valores que superam R$1,5 milhão. Os crimes tiveram início em 2018. A prisão da quadrilha aconteceu durante a Operação Sotero, nome que faz alusão à libertação de um usuário de drogas que, juntamente com sua mãe, vinham sendo vítimas dos criminosos. Foram sequestrados bens e apreendido dinheiro, veículo e drogas.

De acordo com informações da Agência de Comunicação da 10ª RPM, a Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Polícia de Lagoa Formosa, com apoio de Policiais Civis lotados em Patos de Minas e Vazante,  em Operação conjunta com a Polícia Militar de Patos de Minas através de  policias militares do 15º Batalhão, dentre eles os militares da ROCCA, deflagraram na manhã deste sábado (02) a Operação  SOTERO.

A Operação SOTERO faz alusão à libertação de um usuário de drogas que, juntamente com sua mãe, desde o ano de 2018, vinham sendo vítimas de extorsões de vultosas quantias em dinheiro, veículos, joias, relógios, celulares, dentre outros pertences, que somados totalizam mais de R$ 1.500.000.00.

Durante a Operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Lagoa Formosa, Patos de Minas e Vazante, além da apreensão de uma caminhonete S10,  e sequestro de bens. Um dos investigados que possuía mandado de prisão em aberto não foi localizado, até o momento.

Foram  presos quatro investigados por mandados de prisão e dois investigados em flagrante delito pela prática dos crimes de tráfico e associação para o tráfico, e um menor apreendido pela prática do ato infracional análogo ao crime de tráfico, os quais estavam na posse de maconha e crack, duas balanças de precisão e dinheiro, oriundo da venda de drogas, além de contratos de compra e venda de veículos e imóveis, em nome de laranjas para acobertar a origem ilícita dos dinheiros oriundos das extorsões.