Lúcia Di Donato com o senhor Miura.

Dentro de pouco tempo, praças e avenidas de Patos de Minas vão oferecer um colorido a mais para patenses e visitantes. Um projeto idealizado pela artista plástica Lúcia Di Donato possibilitou o plantio de 300 mudas de Cerejeiras Sakurá em diferentes pontos da cidade. A árvore de origem japonesa produz flores com um colorido especial.

Lúcia Di Donato disse que se apaixonou pelas flores da Cerejeira, mas que a primeira tentativa de trazer a planta para o Brasil foi frustrante, uma vez que esta espécie é de clima frio. Mas uma reportagem em um jornal da capital reanimou as esperanças da artista plástica. A matéria contava a história do senhor Miura, um japonês também apaixonado pelas Cerejeiras, que depois de muitas pesquisas, conseguiu aclimatar a planta para o clima tropical o Brasil.

“Então, encantada com essa reportagem, liguei para o senhor Miura e falei o meu projeto, do meu sonho de trazer para Patos de Minas, essa terra que tanto amo, as Cerejeiras”, disse Lúcia. A iniciativa comoveu o japonês, que decidiu doar 150 mudas para a artista plástica. Ela foi até a Prefeitura e conseguiu convencer o prefeito José Eutáquio a doar outras 150 mudas.

As Cerejeiras foram levadas para o IEF. “Senti uma grande alegria quando as mudas chegaram”, disse Lúcia. Elas foram plantadas em pontos estratégicos da cidade há algumas semanas. Os locais não foram informados na época para que as plantas ficassem protegidas. “Daqui a 4 ou 5 anos, sendo essas mudas bem cuidadas, como o senhor Miura orientou, seremos premiados com a primeira floração e com certeza será uma atração turística para nossa cidade”, concluiu a artista plástica.