Guiados por ambientalistas, professores e estudantes foram conhecer riquezas naturais existentes no município de Patos de Minas neste final de semana. A visita faz parte do Projeto Expedições, realizado pela Escola Estadual Arlindo Porto, pela Escola Municipal Major Augusto Porto e por moradores do distrito de Areado.

Na primeira visita do Projeto Expedições, os participantes foram conhecer os Córregos Lageado, Baú e Cabocla, que se unem e formam o Ribeirão Cabocla na divisa dos municípios de Patos de Minas e Lagoa Formosa. No passado havia uma pequena usina de geração de energia elétrica, que segundo Nascimento Xel, foi construída por escravos.

Conhecer para aprender a gostar e, consequentemente, preservar. Esta é a proposta do Projeto Expedições, tirar os estudantes da sala de aula e leva-los para conhecer presencialmente as riquezas que o município possui, conscientizando-os para a importância da preservação. O dia de aula em meio à natureza foi bastante comemorado.

O distrito de Areado já possui experiências positivas na preservação do meio ambiente. Além do Projeto Peixamento, que tem repovoado o Rio Areado com espécies nativas, os ambientalistas da comunidade também realizam ações de recuperação das matas ciliares de córregos e rios. Amante da natureza, Xel comemora o resultado das ações realizadas no distrito.