A proposta de ampliação do Hospital Regional Antônio Dias, apresentada pela Prefeitura esta semana em reunião na sede do Ministério Público de Minas Gerais em Belo Horizonte, prevê algumas alterações na ocupação da estrutura física, mas sem a necessidade de grandes obras.  A intenção é transformar o prédio do Hemocentro e a estrutura que é utilizada pelo setor administrativo para a abertura de novos leitos hospitalares.

O Hospital Regional Antônio Dias é referência em atendimento de alta complexidade para 33 municípios da região e uma população que chega a quase 700 mil habitantes. Com apenas 128 leitos, incluindo UTIs e maternidade, o hospital se tornou pequeno demais para absorver toda a demanda. Há alguns dias, a direção do HRAD alertou para a superlotação e chegou a pedir a transferência de pacientes.

Numa parceria com a Fundação Educacional de Patos de Minas – Fepam – no passado, alunos do Unipam já tinham iniciado a elaboração do um projeto de ampliação do Hospital Regional. Foi a partir deste estudo que o prefeito Luís Eduardo Falcão apresentou a proposta de ampliação da unidade hospitalar. Como o setor administrativo e o hemocentro estão localizados no mesmo imóvel, a estrutura poderia perfeitamente ser utilizada para a abertura de novos leitos.

Pelo projeto apresentado pela Prefeitura, as mudanças poderiam proporcionar a abertura de cerca de 50 novos leitos clínicos e de UTI. Novos imóveis já estão sendo observados para receber o Hemocentro e o setor administrativo do Hospital Regional. Uma alternativa para o Hemocentro é o prédio do CESEC na rua Ceará, que também pertence ao Estado. Lá funciona uma escola, que poderia ser abrigada em outro espaço.

Segundo o prefeito Luís Eduardo Falcão, a proposta foi bem recebido pelos participantes do encontro. Uma nova reunião deve acontecer no próximo mês para acertar detalhes da ampliação do Hospital Regional Antônio Dias.