53 famílias serão beneficiadas com o Projeto Pomar.

Os integrantes do Projeto Pomar juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Patos de Minas-MG, Carlos Guilherme Naimeg, realizaram uma nova visita ao assentamento 2 de Novembro no distrito de Santana de Patos, desta vez para firmar o termo de cooperação entre a UFU e a Associação dos Assentados para processo de Incubação. O Projeto realizado por alunos e professores da UFU vai oferecer assistência técnica para os pequenos produtores cultivarem frutas com mais eficiência e lucro.

O processo de incubação é desenvolvido pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (CIEPS/PROEX/UFU) da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis com objetivo de estabelecer um regime de mútua cooperação técnica, científica e cultural, com vistas à realização de atividades de incubação. O termo de cooperação foi lido pelo o coordenador do Projeto Pomar, Prof. Rodrigo Moraes para todos os agricultores e explanou sobre a importância dessa parceria.

O Prof. Rodrigo Moraes abordou a importância do Projeto Pomar, que consiste em fomentar e transferir tecnologia de produção de frutíferas para os produtores rurais e estruturar todos os elos da cadeia de fruticultura na região do Alto Paranaíba, principalmente o processo de comercialização, no qual é o maior gargalho da cadeia do agronegócio das frutas.

Mais uma vez, os agricultores do assentamento 2 de Novembro, onde estão assentadas há 16 anos 53 famílias, que vivem da agricultura familiar, ressaltaram seu interesse no plano de ação do Projeto Pomar, e com expectativa de futuras melhorias na renda e na estrutura do assentamento.

Carlos Guilherme Naimeg, concluiu que a Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária eAbastecimento estará à disposição do projeto e comprometeu-se, novamente, em disponibilizar as mudas para implantação dos pomares.

Projeto Pomar

O Projeto Pomar é um projeto de extensão realizado por discentes e docentes da Universidade Federal de Uberlândia e envolve várias instituições público e privadas da região do Alto Paranaíba, com o propósito de fomentar e transferir tecnologia de produção e transformação de frutíferas para pequenos produtores rurais.

Em uma fase inicial do projeto escolheu-se as culturas das 5 frutas de maior produção na região para serem objeto de trabalho, sendo elas; abacate, maracujá, banana, mamão e citrus (laranja,tangerina, limão). A escolha dessas frutas foi feita em função das necessidades agrícolas e da natural desinformação pequenos produtores sobre formas de aprimorar, armazenar e otimizar o processamento e escoamento de sua produção, tentando aplicar conhecimentos específicos das áreas agrícola e de transformação de alimentos no desenvolvimento, para minimizar perdas, propondo transformações da matéria-prima quando possível ou desejada, visando atender parâmetros de qualidade e segurança alimentar de produtos elaborados, inovando e dando alternativas para os pequenos agricultores de não apenas vender matéria-prima para centros de distribuição, utilizando de informações da área para montar seu próprio negócio e/ou cooperativas regionais de produção. Além da delimitação das frutas de trabalho, nessa fase piloto do projeto optamos também por selecionar 3 cidades para focar, visando a maximização da qualidade de trabalho, são elas Patos de Minas, Araxá e Patrocínio.

Fonte: Projeto Pomar