O projeto foi apresentado nesta terça-feira (26).

A mostra Patos de Minas: fragmentos de uma história é uma exposição museográfica com um debate expográfico atualizado e inovador. Nesse espaço, serão apresentados registros de memórias referentes a Patos de Minas e seu povo. O projeto consiste na criação de uma exposição de longa duração, que servirá de marco expositor da reinauguração do Museu da Cidade de Patos de Minas – MuP. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (26) e passará agora para uma adaptação para então ser montado.

A proposta do trabalho entusiasma os amantes da arte e cultura. A exposição contará com 10 salas expositivas e 1 brinquedoteca, ou seja, ambientes multidisciplinares onde diferentes públicos poderão desfrutar da trajetória histórica, social, artística e cultural do município.

Com diferentes técnicas da museografia, o enredo da exposição será mostrado de maneira didática e simples, para que públicos diversos tenham acesso ao conhecimento histórico/cultural. A exibição consiste num grandioso quebra-cabeça que, ao ter suas peças anexadas, apresentará Patos de Minas em diferentes vertentes.

O trabalho técnico está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. A curadoria é de responsabilidade do museólogo e historiador João Otávio Coêlho. Segundo o curador, “a exposição vem com a ideia de dar um suporte educativo e cultural para o público do museu, mostrando de forma dinâmica a história do município de Patos de Minas”.

A produção é realizada com recurso do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac), para reinaugurar a intervenção/restauração do Museu Municipal, concluída em 2019, entregando o espaço cultural novamente à sociedade patense e da região.

De acordo com Geenes Alves, historiador e diretor de Memória e Patrimônio Cultural, a nova exposição será um marco nos trabalhos de arte e cultura em Patos de Minas, por trazer uma proposta inteligente, dinâmica e interativa, empregando elementos tecnológicos modernos no processo. Geenes salienta que é também uma exposição democrática, por ter contado com a participação de diversos atores locais no processo de constituição, visando garantir artisticamente a representatividade das diversas facetas de Patos de Minas e sua gente.

O novo projeto expográfico foi apresentado à comunidade nesta terça-feira no Museu Municipal na Avenida Getúlio Vargas. O Prefeito José Eustáquio, Vice-prefeito Paulo Mota, vereadores, artistas, professores universitários e intelectuais de várias áreas participaram da apresentação. Geenes Alves explicou que foram colhidas diversas sugestões e ideias, sendo que o trabalho agora será para reorganizar e readaptar o projeto e, após concluí-lo, fazer a montagem da exposição.