O município de Patos de Minas vai receber, na próxima quinta-feira (30), o projeto "Arte na Praça", da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia. O evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e será realizado no Conservatório Municipal, a partir das 20h.

O Arte na Praça é de graça e vai reunir apresentações da Orquestra Popular do Cerrado (OPC) e do Coral Vozes, do Conservatório Municipal. “A apresentação da OPC, juntamente com o Coral Vozes, será um momento ímpar, com um belíssimo repertório. Nossa expectativa é alcançar o maior número possível de pessoas. Assim, convidamos toda a população de Patos de Minas e região a prestigiarem o evento”, destaca Alexandre Molina, diretor de Cultura da UFU.

À frente do Conservatório Municipal desde abril de 2023, José Martins Junior, mais conhecido como Junnyn Martins, comenta sobre o que representa para a cultura local esta parceria entre Prefeitura de Patos de Minas e Universidade Federal de Uberlândia: "Principalmente para nós, ela é grande importância, visto que estamos mostrando os frutos que colhemos aqui, com muito trabalho e dedicação. Por isso que gostaria de reforçar o convite para este evento, que será lindíssimo. Além de comemorarmos o Natal, vamos prestigiar o Arte na Praça! Ele é uma forma de fomentarmos a cultura e levar boa música a todos."

A professora de canto coral, teclado e teoria do Conservatório de Patos de Minas, Luciana Oliveira, também participará da apresentação da OPC, apresentando quatro canções da Música Popular Brasileira. Para ela, será uma experiência nova, já que sempre canta com banda: “Essa vai ser a primeira vez com uma orquestra”.

Com um repertório focado na música instrumental, jazz fusion, MPB, samba e outros ritmos nacionais, a performance da OPC, de acordo com o professor Alexandre Teixeira, coordenador-geral do projeto e regente da orquestra, deve durar em torno de 70 minutos. “Nesta apresentação, o público pode esperar um repertório vibrante de música instrumental, com muitos espaços para solos improvisos”, adianta.

O Coral Vozes, composto por 30 pessoas, existe desde 1996 e é regido por Sérgio Cunha. De acordo com Márcia Soares, preparadora vocal do coral, também é a primeira vez que o grupo participa de uma apresentação com a OPC, “Ficamos muito felizes com o convite; esperamos poder fazer mais trabalhos juntos”, declara.

Sobre o projeto

O Arte na Praça é realizado desde 2002, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult). É reconhecido como um dos mais importantes projetos no segmento cultural em Uberlândia e região, e já realizou edições nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas - nas quais a universidade também possui unidades.

A proposta está na promoção da democratização e socialização de produções no campo da música, tanto erudita quanto popular, possibilitando o intercâmbio entre artistas locais, regionais e nacionais, gerando visibilidade para essas produções e ampliando o acesso da sociedade à promoção cultural de qualidade.

O Conservatório Municipal de Patos de Minas fica localizado no Parque Municipal do Mocambo - Rua dos Miosotis, S/N, Jardim Paraíso. O Arte na Praça é aberto a toda comunidade, sem cobrança de ingressos.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.