Foi realizada na manhã desta sexta-feira (13), uma solenidade para implementar o “Conheça Seu Amigo”. Projeto que faz parte do Programa Estadual de Microchipagem de Animais Domésticos. O município recebeu cerca de 3 mil microchips para identificação de cães e gatos. A solenidade, que contou com a presença de várias autoridades, também apresentou os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Marques, serão mais de 3 mil animais microchipados em Patos de Minas com previsão de aumentar ainda mais. “Já temos animais com microchip em Patos de Minas, e aumentar essa porcentagem é maravilhoso. Nossa habilitação deve ser publicada até o fim do mês e logo logo teremos os microchips aqui” disse ela.


O Prefeito Luiz Eduardo Falcão ressaltou a importância do projeto e disse que o município tem planos mais ousados para o futuro. “É um momento de extrema importância para nossa cidade e para a causa animal do nosso município. Nós temos planos maiores e com certeza vamos ampliar ainda mais esse serviço” disse o chefe do executivo patense.


O evento contou com a presença do Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento do Estado, Rodrigo Franco. Segundo ele, os microchips foram distribuídos em várias cidades do interior de Minas Gerais. Segundo ele, o objetivo do projeto e promover ações de manejo ético populacional, promoção da saúde animal e educação humanitária, com foco na guarda responsável. E também reduzir a proliferação desordenada de cães e gatos e o abandono, garantindo o bem-estar dos animais em âmbito estadual.


A prioridade de aplicação são os animais provenientes de comunidades de baixa renda e animais abandonados, para doação sob a tutela de organizações da sociedade civil. No município, esse trabalho já acontece com apoio da Associação de Proteção Animal e Ambiental (Aspaa).

O projeto de criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos animais foi uma indicação do vereador José Eustáquio ao poder executivo. Segundo o parlamentar, o conselho, que é formado por membros de proteção a animais, militares entre outros, ainda irá marcar reuniões para dar segmento ao trabalho. Ele explicou que, a causa animal sempre esteve em suas prioridades, mesmo antes de se tornar parlamentar e que ver o conselho nascer é uma grande alegria.