A partir de agora, não só os adultos terão acesso à história de Patos de Minas. Crianças patenses poderão compreender um pouco mais sobre a cultura e tradições da Capital do Milho com o livro “História e Lugares, uma aventura por Patos de Minas”. A obra é fruto de um trabalho de professor e alunos do IFTM de Patos de Minas.

O lançamento vai acontecer às 19h00 desta quinta-feira (26), no Teatro Leão de Formosa. A obra foi escrita pelo professor de História, Luis Fernando Tosta Barbato e Júlia Camargos Magalhães, aluna do curso técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio do IFTM, com ilustrações de Adriano César Corrêa de Oliveira, aluno do curso técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio, todos do IFTM, campus Patos de Minas.

De acordo com Luis Fernando, a ideia de escrever o livro surgiu da necessidade de levar a história da cidade para o público infantil, pois Patos de Minas tem uma produção muito grande sobre a História e a cultura local, com importantes autores se dedicando a essas questões, mas as obras voltadas a levar essas temáticas às crianças da cidade, em uma linguagem própria para esse público, ainda são escassas.

O livro História e Lugares, uma aventura por Patos de Minas é uma obra voltada para o público infantil, que conta a História de Patos de Minas, além levar às crianças da cidade a cultura e as tradições locais. O livro apresenta ao público as crianças Yasmin, Maria, Gabriel e João em busca de seu amigo Lucas, que desapareceu. Essas crianças passeiam por alguns dos mais conhecidos locais da cidade, aprendendo sobre sua história e cultura, e revisitando o folclore e as tradições patenses que tanto fazem parte das histórias de vidas daqueles que viveram ou passaram por Patos de Minas.