Durante quase dois anos, o setor de eventos ficou completamente parado em razão da pandemia. Com a melhora nos números epidemiológicos, o segmento aos poucos foi voltando ao normal e hoje já acontecem sem nenhuma restrição. Entretanto, alguns frequentadores reclamam das dificuldades e burocracias para devolução de ingresso ou uma simples transferência. Segundo denúncias, os próprios organizadores e as plataformas digitais é quem dificultam esse processo.

No final do ano passado e início deste ano, os eventos voltaram com tudo. Casas de shows, estádios de futebol, boates. Em Patos de Minas essa realidade não é diferente. Entretanto, alguns contratempos têm deixado os frequentadores de eventos bastante indignados. As dificuldades para se transferir ingressos, as burocracias de reembolso, e a falta de sensibilidade são as principais reclamações dos usuários.

Uma estudante de 25 anos disse que adquiriu ingressos por meio da plataforma digital Ingresso Live e que, por motivos pessoais não conseguiu ir a um evento no mês de março. Em todos os eventos há um prazo limite para realizar a transferência do ingresso pela plataforma. Prazo definido pelos organizadores do evento. A estudante disse que tentou realizar a transferência antes do prazo final, mas que por erro na plataforma não conseguiu.

Em contato com a plataforma de ingressos, a mesma disse que a transferência só poderia ser feita via cartório. “Mesmo eu explicando e mandando o e-mail em tempo hábil para transferência sem precisar ir no cartório eles não aceitaram” disse a estudante. Segundo um jovem de 23 anos, também preferiu não se identificar, essa não é a primeira vez que isso acontece com ele. O estudante de Ciências Contábeis disse que já perdeu ingressos pois não conseguiu transferir.

Outra reclamação por parte das pessoas, é em relação a comunicação com as empresas que organizam as festas. O rapaz de 21 anos disse que comprou o ingresso para uma apresentação do DJ Guga que aconteceria em 2020 em Patos de Minas pelo valor de R$120,00. O evento, foi organizado pela empresa Concept Entretenimento e não aconteceu devido à explosão de casos da Covid-19 naquele ano. Segundo jovem, foi pedido o reembolso e mais de dois anos depois, ele ainda não recebeu o dinheiro do ingresso de volta.

De acordo com profissionais do direito, as pessoas que se sentiram lesadas de alguma forma podem procurar o Procon e registrar uma queixa. O órgão inclusive negociou recentemente, com a produção do cantor Gusttavo Lima, para que fosse instalado um ponto físico de vendas de ingressos em Patos de Minas. O cantor tem show agendado na cidade para o mês de maio. As pessoas que se sentirem prejudicadas também podem registrar um boletim de ocorrências na Polícia Militar visando a providências futuras.