Pelo segundo ano seguido, o Cerrado é reconhecido como o melhor produtor do mais típico queijo mineiro. Os vencedores do 2º Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal, promovido pela Emater-MG, foram os produtores Geraldo Ferreira e Rosana Aparecida de Oliveira, do município de Rio Paranaíba, na região do Alto Paranaíba. Antes de chegar à etapa final, os 21 concorrentes já haviam participado de concursos municipais e regionais, realizados nas quatro regiões caracterizadas oficialmente como produtores no Estado – Serro, Canastra, Cerrado e Araxá.

Escolher o melhor queijo do Estado não é uma tarefa fácil. "Este ano, o que chamou a atenção dos jurados foi a padronização dos queijos, isso dificultou muito a escolha", garantiu o coordenador do programa Queijo Minas Artesanal, Elmer Ferreira Luiz de Almeida. Por isso, qualquer detalhe faz toda a diferença. Para que os jurados conseguissem eleger o melhor produtor, foram seguidos alguns critérios. O mais importante deles foi o paladar, mas outros quesitos também foram avaliados, como a apresentação, cor, textura e consistência.

Para confirmar o alto nível do concurso, Elmer citou os resultados finais. "A diferença do primeiro para o quinto colocado foi de apenas 16 pontos. Do segundo para o terceiro, somente de meio ponto", afirmou. A amostra vencedora recebeu 633pontos. Em segundo lugar, com 623,5 pontos, ficou um queijo produzido por Arnaldo Nogueira, do município de Medeiros, na Serra da Canastra (Centro-Oeste); e o terceiro lugar, com 623 pontos, foi para um queijo do tipo Cerrado, produzido em Patos de Minas (Alto Paranaíba) por Ronaldo Silva, que em 2007 havia alcançado o primeiro lugar.

Minas tem cerca de 35 mil produtores de queijo artesanal. Destes, 9.015 estão nas quatro regiões caracterizadas e 81 têm certificação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). "O concurso é uma competição saudável entre os produtores mineiros. Serve de marketing para os vencedores e é uma forma de apoiar os produtores", ressaltou Elmer. Ele já adiantou que a final do 3º Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal acontecerá na região do Serro (Central), em 2009.

A final do 2º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal foi realizada em Patrocínio (Alto Paranaíba), durante o 16º Seminário do Café do Cerrado. Os queijos apresentados na final deveriam ter período de maturação de no mínimo 10 dias e foi exigido dos concorrentes o cadastro no IMA.

Centros de Qualidade

Patrimônio cultural brasileiro e fonte de renda de milhares de agricultores familiares, a produção do Queijo Minas Artesanal recebe constante incentivo da Emater-MG. Recentemente, a empresa elaborou um projeto para a construção de dois centros de qualidade, um no município de Medeiros, na Serra da Canastra, e outro em Rio Paranaíba, região do Cerrado. O objetivo dos centros é facilitar a comercialização do queijo produzido e conferir ao alimento uma padronização que aumente seu valor agregado no mercado.

Juntos, os dois centros de qualidade poderão armazenar nove toneladas de queijo e também serão responsáveis pela maturação, classificação e embalagem, que traz a identificação do produtor e o selo do IMA. Segundo o coordenador técnico estadual do Programa Queijo Minas Artesanal, Elmer Ferreira Luiz de Almeida, os centros vão dar condição para a padronização do queijo comercializado conforme as normas de segurança alimentar exigidas em lei.

"Com essa iniciativa o produtor terá a oportunidade de atender uma demanda maior com um queijo selecionado", acrescentou Elmer, que participou de audiência pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, sobre a produção e comercialização do queijo minas artesanal. O principal objetivo do encontro foi debater possíveis soluções para a questão da comercialização do queijo, considerada uma das principais dificuldades dos produtores das quatro regiões caracterizadas como tradicionais produtoras do Queijo Minas Artesanal no Estado – Serro, Canastra, Cerrado e Araxá. A construção de centros de qualidade de queijo é uma das medidas apontadas para resolver o problema.

Os recursos para a construção dos centros são do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e vão ser repassados pela Caixa Econômica Federal. O processo de licitação das obras deve começar ainda neste semestre. A gestão do centro será feita por produtores locais. A Emater-MG participa dando todo o suporte técnico e cursos de capacitação para os funcionários. A empresa de extensão rural pretende, posteriormente, construir mais dois centros de qualidade nas outras duas regiões caracterizadas como produtoras do Queijo Minas Artesanal: Serro e Araxá.