Ainda é de costume muitas pessoas deixarem de comer carne vermelha nos quarenta dias da quaresma. Nesse período, o consumo de peixes aumenta consideravelmente e na Semana Santa o consumo aumenta ainda mais. Nossa reportagem percorreu alguns locais para ver como estão as compras e também os preços dos peixes.

De acordo com o comerciante Valtin Quintino da Rocha, as vendas nesse período do ano aumentaram 100%. Ele disse que as pessoas procuram bastante os peixes e que não conseguiu dar conta da demanda. Ele que também é proprietário de um frigorífico em Três Marias, disse que vem a Patos de Minas uma vez por semana e falta mercadoria para tanto cliente.


Perguntei quais são as espécies mais procuradas pela população e ele disse que são os peixes mais preparados. “São aqueles que o cliente já chega em casa, só tempera e põe no fogo” disse Valtin. Só enquanto nossa reportagem estava no galpão do produtor, onde ele vende a mercadoria tradicionalmente aos sábados, foram vendidas mais de duas caixas de peixes.

Nós também formos em alguns hipermercados para ver como está a demanda. Em um estabelecimento no bairro Cristo Redentor, as pessoas podem encontrar peixes dos mais variados preços. O filé de surubim por exemplo pode ser encontrado de quase R$50,00. Já o filé de piramutaba pode ser encontrado a R$20,00. Em outro supermercado na Rua Major Gote, o gerente disse que a procura durante a semana aumentou consideravelmente e mais ainda com a aproximação da sexta-feira santa.