Milhares de estudantes colocaram seus conhecimentos a prova na tarde deste domingo (21) em Patos de Minas. O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - terá linguagens e a tão temida redação que este ano conta com o tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'. As provas estão sendo aplicadas no Centro Universitário de Patos de Minas. As 13h00 os portões foram fechado e não teve registros de alunos atrasados.

A prova do ENEM é a porta de entrada para as faculdades públicas do país. Todos os anos milhares de alunos se preparam para encarar um exame que mexe não só com o conhecimento, mas com o psicológico de muitos adolescentes. De acordo com a professora Dayane Alemar, os alunos são preparados no cursinho para dominar a ansiedade e controlar as emoções para que a prova seja feita com calma. Segundo ela, a maioria dos alunos pleiteiam o curso de Medicina e é preciso muita dedicação até dias antes da realização do Enem.


Coincidentemente entrevistamos duas alunas com o mesmo nome, Luiza. Uma estuda na Escola Agrícola e outra em um cursinho da cidade. Segundo a aluna da Escola Agrotécnica a expectativa para a prova são as melhores e está muito tranquila em relação à redação. "Eu me preparei muito e espero que minha nota seja suficiente para eu fazer agronomia em uma faculdade pública", disse ela. Para a outra estudante, a prova do Enem é um teste que ela faz pela segunda vez. "Eu estou fazendo a prova para treinar porque ano que vem é pra valer", disse ela.


Quem também foi fazer a prova como aprendizado foi a aluna do IFTM Ludmylla Gomes. Segundo ela, a prova é complexa e é preciso muita atenção em cada detalhe. "Eu estou com um pouco de medo principalmente pela redação, mas espero que eu me saia bem". Os portões foram fechados as 13h00 e não houve registros de alunos chegando atrasados. A precisão de término da aprova neste primeiro dia é às 19h00.